Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Carros poderá ter vidros mais escuros

21 de novembro de 2007 - 13:44

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) divulgou, nesta quarta-feira (21), as novas regras para o uso de insulfilm nos carros em território nacional. A principal mudança é no percentual de visibilidade nos vidros traseiros. A partir de agora, o nível permitido passará de 50% para 28%, ou seja, poderá ser mais escuro.

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), estudos feitos pelo órgão comprovaram que o “escurecimento” não atrapalha, já que o motorista pode usar o auxílio dos retrovisores. Outra novidade é a proibição das películas reflexivas.

Multa pesada

A fiscalização obrigatória para quem instalar o insulfilm, antes feita com base na marca oferecida pelo instalador da película, será agora realizada por um equipamento chamado medidor de transmitância luminosa, aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e pelo Denatran.

Quem desrespeitar a lei receberá multa de R$ 127,69 (valor para multas consideradas graves pelo Código de Trânsito Brasileiro). Receberá ainda cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ainda terá a retenção do veículo, que só será liberado depois que os vidros do carro forem trocados.

Outras mudanças

Segundo a nova lei, os veículos deverão sair de fábrica com o pára-brisa feito com vidro laminado, que em caso de quebra, os cacos ficam presos a uma película que protege o vidro, reduzindo o risco de ferimento às pessoas. Nas demais partes, os carros devem ter vidros de segurança temperados. As montadoras não podem vender carros com o insulfilm instalado. Fica a critério do cliente a instalação.

No caso dos vidros incolores dos pára-brisas, a transmissão luminosa não poderá ser inferior a 75%. Fica proibida também a aplicação de películas refletivas nas áreas envidraçadas.


G1

SIGA-NOS NO Google News