Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Carro apreendido com entorpecentes será usado no combate às drogas

TJMS - 06 de maio de 2013 - 10:51

TJMS
TJMS

Uma parceria entre a Vara Criminal de Paranaíba e a Polícia Militar daquela comarca resultou na doação de um veículo que será usado em beneficio da própria comunidade no Programa de Combate as Drogas.

O veículo foi apreendido em flagrante de crime de tráfico de substância entorpecente, previsto no art. 33 da Lei nº 11.343/06, em que dois maiores de idade atuavam como “batedores” e um menor conduzia outro veículo com aproximadamente 600 quilos de maconha. Os dois veículos fugiram e os condutores de um dos carros (Fiat Strada) acabaram colidindo, foram presos e o veículo foi retido.

Por ser um veículo novo, surgiu a ideia de reparar o bem para ser utilizado em favor da comunidade local e o conselho da comunidade assumiu totalmente os reparos: reforma da funilaria e pintura do automóvel totalizando R$ 5.000,00. A Polícia Militar de Paranaíba resolveu utilizar o veículo no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).

O Proerd, implantado em Mato Grosso do Sul em 1997, consiste na atuação conjunta entre Polícia Militar, escolas e famílias, que desenvolvem um trabalho de prevenção sobre drogas e violência entre estudantes, com cursos e palestras. Cerca de 350 alunos de todas as escolas da rede municipal de Paranaíba são atendidas pelos instrutores, inclusive os que moram na zona rural.

Para o juiz da Vara Criminal de Paranaíba, Cássio Roberto dos Santos, a disponibilização do veículo, antes usado no transporte de entorpecentes, para o combate desse tipo de crime é muito importante, pois nesta faixa etária o jovem está mais vulnerável aos efeitos maléficos da disseminação das drogas na sociedade. Ele ressaltou ainda a dedicação do Conselho da Comunidade, que se responsabilizou pelos custos do conserto do veículo. “Parabenizo a todos e fico muito satisfeito em ver que os recursos de multas e penas da Vara Criminal de Paranaíba estão sendo muito bem empregados”, concluiu.

O presidente do Conselho da Comunidade, Fidelcino Ferreira de Moraes, explicou que os membros do conselho estão sempre atentos às possibilidades. "Verificando que o veículo foi cautelado pelo juízo da Vara Criminal para tal finalidade e consciente da necessidade de combate ao uso de drogas na fase de formação da personalidade da criança, o Conselho entendeu por bem atender à solicitação”.

O Comandante do 13º BPM, Tenente Coronel Ademir de Oliveira, destacou que o carro atenderá a necessidade da PM local, auxiliando no transporte dos policiais para o trabalho preventivo nas escolas, principalmente na área rural, visto que este modelo é apropriado para o deslocamento em estradas não asfaltadas.

SIGA-NOS NO Google News