Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: carregando o mundo nas costas

Mundo Fitness

Gazeta Esportiva - 26 de dezembro de 2021 - 11:00

Mundo Fitness: carregando o mundo nas costas

Passamos horas sentados em frente ao computador, quando não estamos olhando para smartphones, celulares e tablets. Esse hábito, além da rotina caótica de estresse, sedentarismo e de tensões da vida moderna, têm ocasionado um aumento no número de pessoas que sofrem com as dores tensionais, principalmente nas áreas dos ombros, cervical (pescoço) e outras áreas da parte superior da coluna. Você, aliás, já se percebeu com a sensação de carregar o mundo nas costas? Isso pode caracterizar a chamada HIPOMOBILIDADE ARTICULAR, uma rigidez da articulação.

Muito se fala da importância dos exercícios físicos para amenizar o estresse e as tensões do dia a dia, porém, deve-se atentar ao treinamento de forma global, para que este não alcance apenas a parte estética e visível do corpo. Não somos apenas músculos, somos seres compostos por articulações e estas devem ser muito bem preservadas para a manutenção de uma boa qualidade de vida.

É de suma importância ter um treinamento inteligente que vise à manutenção da mobilidade, que envolva e respeite amplitude de movimento, tensão muscular, tecidos moles e cápsula articular, além de aderência, resiliência dos tendões, coordenação neuromuscular, propriocepção e biomecânica da posição, para que se adquira conhecimento da forma adequada ao executar um movimento.

Práticas como yoga e Pilates proporcionam exercícios que trabalham com esse conceito e enfoque na mobilidade. Porém, o mesmo pode ser feito em qualquer lugar com um colchonete. Sua prática vai além do benefício no alívio tensional e na sensação de peso nas costas.

Esses exercícios também auxiliam na:

– Prevenção de lesões;
– Aumento da eficiência do movimento;
– Melhora da performance;
– Aumento do controle motor;
– Aumento da amplitude de movimento ativa.

Assim como os músculos, a mobilidade deve fazer parte do treino diário. Porém, lembre-se que a mobilidade é uma faca de dois gumes, pode piorar ou melhorar se você não a fizer com consciência e sob orientação de um profissional qualificado. Procure sempre a orientação do mesmo para avaliar as suas necessidades e usá-la em seu favor e benefício.

Fabiana Pedroso
Fabiana Pedroso é Personal e coach de emagrecimento.

SIGA-NOS NO Google News