Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

07/03/2016 11:00

Carnitina e gordura corporal

Educação Física.org

A carnitina é uma substância muito conhecida nas academias de ginástica. Crê-se que ela é capaz de facilitar a redução de gordura corporal em pessoas que aliam sua ingestão à prática regular de exercícios. No entanto, a eficiência da carnitina está sendo questionada por uma série de pesquisas realizadas no Departamento de Histologia e Embriologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP.

“Durante seis semanas, fizemos experiências com ratos e constatamos que, após treinamento físico, a redução da gordura corporal entre as cobaias que foram suplementadas com carnitina foi semelhante àquela observada nas que receberam somente ração”, relata Marcelo Saldanha Aoki, pesquisador do ICB. A equipe de Saldanha dividiu os ratos utilizados no experimento em dois grupos. Em um deles, as cobaias foram submetidas a exercícios físicos de baixa intensidade e longa duração. Os animais do outro grupo permaneceram sedentários.

Em ambos os grupos houve três subdivisões, desta vez entre os ratos que não receberam suplementação (controle); os que ingeriram carnitina por apenas um dia; e os que tomaram a substância por duas semanas. “Os ratos sedentários, mesmo os suplementados por carnitina, não apresentaram perda de gordura – como já era esperado. Já as cobaias que foram submetidas à atividade física, tanto as que tomaram carnitina como as que não tomaram, apresentaram a mesma taxa de redução de gordura corporal”, explica Saldanha. “Concluímos então que o fator preponderante para a ‘queima’ de gordura não é a ingestão de carnitina, mas sim a prática de exercícios físicos.”

Fisiologia

A carnitina é uma substância produzida naturalmente pelo fígado e transportada através da corrente sangüínea até o músculo. Seu papel no organismo é auxiliar no transporte da gordura para o interior da mitocôndria, onde será consumida no processo de respiração celular. Baseados neste conceito, na década de 1960 pesquisadores perceberam que a deficiência de carnitina no músculo acarretava um acúmulo de gordura corporal. Segundo Saldanha, é esse o motivo pelo qual a suplementação alimentar à base de carnitina ganhou a fama que possui hoje nas academias.

Outra experiência, realizada em 1991, ministrou carnitina em diferentes quantidades para ratos que fizeram exercício numa mesma intensidade. “A redução de gordura foi semelhante em todos os casos”, explica Saldanha. “Nosso trabalho segue esta linha. Como o mercado de suplementação alimentar movimenta muito dinheiro, quisemos verificar qual é realmente sua ação no metabolismo”, completa.

Texto:
Tadeu Breda

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)