Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Carne vermelha PODE na dieta: veja qual é o corte mais magro e como consumir

Bolsa de Mulher - 28 de setembro de 2015 - 16:00

Quando começamos uma dieta para emagrecer, uma das primeiras medidas é cortar a carne vermelha do cardápio e apostar na carne branca, principalmente no frango. Mas será que a prática faz sentido? A verdade é que escolhendo os cortes certos, você pode comer esse tipo de proteína sem culpa nenhuma.

De acordo com a nutricionista Jacqueline Moniz, a maioria das pessoas opta pelo frango pelo seu custo benefício. “Ele é uma proteína de alta qualidade com baixo teor de gordura. É fácil de comprar e bem mais barato do que as outras carnes. Peixes também têm proteína de alta qualidade e um corte magro de carne vermelha é tão saudável quanto o peito de frango”, explica.

Cortes magros de carne vermelha

Alcatra, patinho, filé mignon e lagarto são algumas das carnes vermelhas mais recomendadas pelos nutricionistas. Jacqueline afirma que até a carne de porco, na versão de bife de lombo, pode entrar na dieta sem problemas. Maminha e coxão mole têm um pouco mais de gordura, segundo a profissional, mas não precisam ficar de fora.

“O ideal é variar as preparações. Aposte em grelhados, cozidos e assados, mas evite os molhos. O lombo é um dos cortes mais magros e tem até menos gordura do que muitas partes do frango”, ressalta.

Posso comer carne vermelha todos os dias?

Para garantir uma alimentação saudável e rica em nutrientes, o segredo é intercalar o consumo de frango, peixe e carne vermelha, optando sempre pelos cortes com menor quantidade de gordura. “De um modo geral, recomendo consumir frango e carne vermelha de duas a três vezes por semana e peixe e ovos de uma a duas vezes”, indica Jacqueline.

Por ter alto valor proteico, o ovo pode substituir a carne em algumas refeições. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o ovo não aumenta o colesterol, desde que seja consumido moderadamente e se encaixe em uma dieta equilibrada. Um adulto saudável pode comer, em média, um ovo inteiro e duas claras por dia.

Benefícios da carne vermelha

Além de ser uma excelente fonte de proteína, a carne vermelha é o alimento que contém a maior quantidade de ferro, mineral fundamental para o transporte de oxigênio aos tecidos e cuja ausência provoca anemia. Ela também é fonte de vitaminas do complexo B, principalmente a B12, que participa da formação de células vermelhas e manutenção do sistema nervoso central e zinco, importante para o bom funcionamento do sistema imunológico.

SIGA-NOS NO Google News