Cassilândia, Sábado, 28 de Novembro de 2020

Últimas Notícias

26/10/2020 11:00

Carne vermelha faz mal à saúde?

Nosso gerente médico da Cardiologia, dr. Marcelo Franken, fala sobre o tema e também sobre a "carne" de planta

Hospital Abert Einstein
Carne vermelha faz mal à saúde?

Ao longo da última década, diversos estudos relacionaram o consumo de carne vermelha em excesso ao aumento dos riscos de doenças do coração, como infarto e insuficiência cardíaca, e de câncer, principalmente de intestino. Porém, neste ano, revisões publicadas no periódico norte-americano Annals of Internal Medicine colocaram essas evidências em dúvida.

Usando métodos estatísticos modernos, cientistas reavaliaram diversas pesquisas e, com dados de mais de seis milhões de pessoas, concluíram que a ligação entre o consumo de carne e o desenvolvimento de câncer e de doenças do coração é fraca e que, por isso, são necessárias novas pesquisas sobre o assunto.

O gerente da Cardiologia Einstein, dr. Marcelo Franken, ressalta que esses novos resultados devem ser vistos com cautela, mas são válidos. “Estas evidências são úteis para repensarmos alguns conceitos e possivelmente demandar por evidências mais robustas, que possam, de forma definitiva, determinar o real efeito do consumo de carne na ocorrência de doenças cardiovasculares e câncer, bem como determinar se existe uma quantidade ideal para consumo.”

O cardiologista ressalta que o consumo de carne vermelha nunca foi “proibido” e recomenda moderação. “Devemos manter a ideia de que excessos não são bons”, diz. Além disso, é preciso ter cuidado com a forma de preparo do alimento: o ideal é evitar carnes com alto teor de gorduras e receitas que envolvam frituras e empanados.

​“Carne” de planta

Estão surgindo no mercado hambúrgueres vegetais com textura, cor e cheiro muito similares ao da carne vermelha. Esses produtos atendem uma demanda dos consumidores que querem parar ou diminuir o consumo de proteína animal por diversos motivos. Muitas pessoas deixam de comer carne vermelha pensando nas questões ambientais ou em questões filosóficas e também na saúde.

Considerando apenas a saúde, a substituição pode não ser vantajosa. Entre os hambúrgueres de planta vendidos no Brasil há alguns feitos com ingredientes como proteínas de arroz, feijão, ervilha, beterraba, soja, alho e cebola, manteiga de cacau e óleo de coco. O dr. Franken comparou as informações nutricionais de algumas marcas de hambúrguer de planta com algumas marcas de hambúrguer tradicional e constatou semelhança na quantidade de gordura e a presença de mais sódio nos produtos vegetarianos considerados.

“Mesmo que todos os produtos considerados fossem montados com pão, maionese, molhos, as opções acabam sendo equivalentes”, explica o cardiologista. Ele lembra que as “carnes de planta”, em muitos casos, são alimentos processados, com diversos ingredientes e conservantes, e algumas têm derivados de plantas geneticamente modificadas.

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 28 de Novembro de 2020
Sexta, 27 de Novembro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)