Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Carne: novas informações sobre término do embargo

Mapa Imprensa - 30 de junho de 2004 - 15:49

A Rússia suspendeu hoje (30/06) o embargo à carne brasileira, decretado há 12 dias em razão do registro de um caso de febre aftosa no Pará, anunciou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues. “O secretário de Produção e Comercialização, Linneu da Costa Lima, que está chefiando a missão enviada a Moscou, informou-nos que foi assinado um acordo com o governo russo permitindo a imediata retomada das nossas exportações de carne para aquele mercado.” Segundo ele, a decisão demonstra a confiança da Rússia nas providências do Brasil para manter o programa de vacinação contra a doença nas regiões exportadoras.

O Pará foi excluído das negociações, esclareceu Rodrigues. O estado ainda não foi reconhecido como livre de aftosa com vacinação e não atende o mercado externo. O Mato Grosso também não poderá exportar, ao menos por enquanto, para a Rússia. “O acordo sanitário Brasil-Rússia prevê que estados vizinhos àquele onde for registrado um foco de aftosa ficarão impedidos de exportar para aquele mercado por até 12 meses”, lembrou. Por isso, o Mato Grosso está proibido de vender carne para os russos. O ministro garantiu, porém, que o governo tentará reverter essa decisão antes de um ano. “A expectativa é de que possamos liberar as exportações mato-grossenses num prazo menor.”

Rodrigues destacou que a Rússia é hoje um dos principais destinos da carne brasileira, em especial de suíno e de frango. No ano passado, o Brasil exportou 83,4 mil toneladas para o mercado russo, representando US$ 100 milhões. O Mato Grosso respondeu por 4,9% das vendas de carne brasileira a Rússia. O ministro ressaltou ainda que a decisão é importante principalmente para os estados do Sul do país, responsáveis pela maior parte dos embarques de carne para a Rússia.

Na entrevista concedida após participar de uma reunião na Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o ministro informou que o governo vai investir R$ 104 milhões no programa de defesa sanitária em 2004. De acordo com Rodrigues, a febre aftosa deve estar erradicada em todo o território nacional até 2005. “Mas as campanhas de vacinação continuarão a ser realizadas até 2007.” Ele afirmou ainda que o secretário Linneu tratou com as autoridades russas sobre a abertura do mercado brasileiro ao trigo daquele país. “Como a Rússia não tem excedentes nesta safra, qualquer negociação só terá vigência a partir do próximo ano.”

SIGA-NOS NO Google News