Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Carne de MS está mais perto da Rússia, diz ministério

Graciliano Rocha - Campo Grande News - 23 de novembro de 2007 - 12:55

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento informou ao governo do Estado que a Rússia, principal destino das exportações brasileiras de carne, deu o sinal verde para a produção de Mato Grosso do Sul. A posição deverá ser oficializada nos próximos dias.

Os russos eram os maiores compradores internacionais da carne sul-mato-grossense. As exportações estão interrompidas desde outubro de 2005, quando a pecuária do Estado foi nocauteada pelo surgimento dos focos de aftosa em Eldorado e Japorã, no extremo sul do Estado. MS teria perdido R$ 2 bilhões com a crise da aftosa.

“Ainda está sendo tratado no nível ministerial, mas significa que o Mato Grosso do Sul volta 100% ao negócio, é importantíssimo”, disse o superintendente federal da Agricultura, Orlando Baez.

O aviso do ministério é o primeiro passo de um caminho que é longo, segundo o presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de MS), Laucídio Coelho Neto.

“Alguns países como Israel e agora a Rússia estão se antecipando à OIE (Organização Internacional de Epizootias). O reconhecimento de área livre é muito importante e se tudo correr bem deve sair em maio”, avaliou o presidente da Acrissul.

SIGA-NOS NO Google News