Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Carnaval pode inspirar carreira

*Eduardo Shinyashiki - 13 de fevereiro de 2015 - 12:00

O carnaval acontece anualmente e escolas de samba estão sempre se reinventando e trabalhando duro para brilhar na avenida. Desde o planejamento a execução, a festa tem muito a ver com a carreira e nos deixa importantes lições para o dia a dia profissional. Confira:

Comissão de frente: assim como o primeiro grupo da escola a desfilar, o profissional que deseja ingressar no mercado de trabalho precisa causar uma boa impressão. A formatação do primeiro currículo, estágios e trabalhos voluntários valorizam o perfil, assim como a apresentação pessoal, que também é analisada.

Outro fator nesse quesito é a linguagem corporal. Quando falamos com alguém estamos sendo observados de todos os pontos de vista, por isso, devemos estar atentos às nossas palavras, tom de voz, expressões faciais, movimentos do corpo e postura. Cursos na área de linguagem corporal ajudam nessa e demais fases da carreira.

Alegorias e adereços: na vida profissional representam as competências que fazem o currículo brilhar e que dão destaque perante aos concorrentes. Cursos e fluência em idiomas são alguns exemplos.

Intérprete: na avenida é ele quem puxa o samba-enredo e guia os cantores de apoio, assegurando a entonação até o fim do desfile. Dentro da empresa o intérprete é o líder, aquele que precisa envolver a equipe e mantê-la motivada, por isso, é essencial que um gestor tenha carisma para conquistar a confiança e parceria dos seus colaboradores a fim de garantir que projetos sejam concluídos com sucesso.

Evolução e Harmonia: na analogia esses itens correspondem ao trabalho em equipe e à importância da integração no ambiente profissional. Manter a harmonia, reconhecer as habilidades dos colegas e ser solícito são fatores que contribuem para o trabalho em grupo e ajudam a atingir metas coletivas e individuais, aumentando as chances de ascender na carreira.

Ala das baianas e velha guarda: eles normalmente já têm anos de avenida e ensinam aos novatos do samba como é que se faz um carnaval. No mundo corporativo essas duas alas remetem aos profissionais mais experientes, que carregam as raízes das organizações e são exemplos para os demais. Eles são responsáveis por resgatar estratégias, cases e até mesmo falhas passadas que podem ser utilizadas no atual cenário da empresa.

Samba-enredo: é o que embala o desfile. Ele precisa ter um tema pré-estabelecido e letra de fácil compreensão. É dessa maneira que se deve desenvolver a carreira: traçar um plano, ter foco e clareza na comunicação. Assim como a letra e a melodia do enredo precisam das alegorias para “dar vida” ao desfile, o plano de carreira necessita de um conjunto de competências e aptidões para acontecer. Técnicas, comportamento, especializações e networking favorecem a conquista da profissão dos sonhos.

Eduardo Shinyashiki é palestrante, consultor organizacional, especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes. Presidente da Sociedade Cre Ser Treinamentos, Eduardo também é escritor e autor de importantes livros como Transforme seus Sonhos em Vida, da Editora Gente, sua publicação mais recente. www.edushin.com.br.

SIGA-NOS NO Google News