Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Carnaval não é desculpa para assédio; saiba o que fazer se for vítima

Midiamax - 09 de fevereiro de 2018 - 16:00

É carnaval e tempo de diversão. Para todos! Mas sabemos que o assédio sexual e a violência ainda são ameaças às mulheres, comportamento que pode ser agravado devido às comemorações carnavalescas. Pensando nisso, preparamos um material com o intuito de orientar as mulheres sobre o que fazer se for assediada.

É importante denunciar imediatamente. A vítima precisa precisa procurar ajuda e conseguir o máximo de informações possível para identificar o agressor. Confira algumas dicas do que você precisa saber se for assediada.

Procure ajuda
Nos locais destinados a carnaval de rua, sempre haverá policiais e guardas municipais realizando a segurança dos eventos. De acordo com a subsecretária estadual de políticas públicas para as mulheres Luciana Azambuja, todos os militares estão capacitados para atender as mulheres e colocá-las em segurança. Quando a folia é em estabelecimentos ou clubes, o conselho é buscar ajuda com os seguranças do local

Chame uma amiga
Em circunstâncias de assédio, o nervosismo é certo. Por isso, é bom chamar alguém conhecido e de confiança para ajudar e receber amparo. A presença de outra pessoa pode até evitar que situação se agrave e ajudar no reconhecimento do agressor.

Reúna informações que identifique o agressor
Tente lembrar de informações que identifiquem o assediador, tais como características físicas, roupas, veículo, número da placa. Se conseguir uma foto, melhor ainda. A identificação do agressor é importante para que a denúncia leve a investigação e punição.

Vá à delegacia
Em todo o Estado as mulheres que sofrerem assédio ou agressão devem procurar uma delegacia de polícia e, na Capital, a Deam (Delegacia de Atendimento à Mulher) localizada na Casa da Mulher Brasileira, com funcionamento 24 horas.

Denuncie
Outra alternativa é o número 180, um canal para as mulheres denunciarem assédio. As informações são encaminhadas para a Segurança Pública e o Ministério Público de cada estado. A ligação pode ser realizada de qualquer telefone.

Campanha

Nesta sexta-feira (09) o Governo do Estado lança, através da Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, a campanha com as hashtags #carnavalsemassedio e #carnavalsemviolencia com posts nas redes sociais e spots no rádio. Segundo Luciana, o objetivo é encorajar as mulheres a denunciar e não sofrerem caladas.

“É carnaval, está calor, as pessoas usam roupas curtas, mas isso não dá direito para tocar, segurar, puxar o cabelo… Temos dito com tranquilidade que a paquera é liberada, mas assédio é crime. Não é não!”, enfatiza a subsecretária.

SIGA-NOS NO Google News