Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: cardiologista reprova consumo cada vez maior de produtos termogênicos

Mundo Fitness

Portal Educação Física - 08 de junho de 2021 - 11:00

Mundo Fitness: cardiologista reprova consumo cada vez maior de produtos termogênicos

Termogênicos são proibidos pela ANVISA e pela medicina devido aos efeitos colaterais advindos da composição absurda habitual: efedrina (proximidade farmacológica à anfetamina) e de DMAA a dimethylamylamine. São vendidos como produtos para emagrecer e, por mais incrível que possa parecer, vêm misturados com várias outras substancias, como hormônios de tireoide, raízes estimulantes, guaraná puro e etc. Nenhuma das marcas existentes têm padrão de composição e acrescentam ou retiram substâncias de tempos em tempos.

Na internet, os vendedores sabem de cor as mentirosas qualidades do produto e são agressivos com quem os denuncia. Quando ocorre a morte de um usuário viram amigos e culpam a fatalidade. Dias atrás mais uma esportista morreu usando termogênicos para emagrecer e anabolizantes para ficar musculosa, segundo reportagens publicadas.

Nós médicos temos o dever de alertar o público em geral e os pais em especial, de que usar termogênicos para estética, anabolizantes para força muscular, reposição hormonal sem deficiência patológica, está proibido no país, com recomendação específica do Conselho Federal de Medicina. A imprensa denunciou médicos que prescrevem anabolizantes para qualquer pessoa e todos estes respondem a sindicâncias éticas nos respectivos Conselhos Regionais de Medicina.

Os riscos do uso de substâncias milagrosas vendidas cresceram geometricamente e os lesionados na mesma proporção. Estamos passando a limpo as várias responsabilidades neste país e os picaretas, enganadores e vendedores de ilusões das substâncias que transformam e curam, dos blogueiros e coachs da saúde e fitness, que estudaram em almanaques e se acham sabedores mais dos que frequentaram uma faculdade, deveriam todos responder às autoridades e leis, pelo mal que estão causando aos mais incautos. Que mais essa morte de jovem por uso de termogênicos e anabolizantes seja investigada e os responsáveis punidos rigorosamente.

Vale lembrar que termogênico não é um energético, pois este último tem cafeína como base e no máximo tira o sono, isso nas quantidades existentes no mercado brasileiro por lata. São de livre comércio e os profissionais da saúde recomendam não ingerir mais de duas a três doses por vez. Além disso, tenha cuidado ao misturar com bebidas alcoólicas destiladas pelo risco neurológico que sempre podem causar.

SIGA-NOS NO Google News