Cassilândia, Segunda-feira, 27 de Fevereiro de 2017

Últimas Notícias

22/10/2004 14:50

Cardápios poderão ter informações sobre ingredientes

Agência Câmara

A Câmara vai analisar o Projeto de Lei 4234/04, do deputado Mário Heringer (PDT-MG), que obriga restaurantes, bares e lanchonetes a especificarem os ingredientes utilizados nas comidas ou bebidas servidas. De acordo com o autor, a proposta tem o objetivo de proteger a saúde do cidadão e cumprir determinação do Código de Proteção e Defesa do Consumidor (8078/90).
A lei determina que o cidadão tem o direito à informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, preço e sobre os riscos que porventura possam apresentar.

Composição dos alimentos
Pelo projeto, esses estabelecimentos serão obrigados a apresentar em seus cardápios lista detalhada, completa e legível dos ingredientes de cada um dos pratos comercializados, inclusive molhos, temperos e acompanhamentos. Caso comercializem alimentos por peso ou por meio de auto-serviço, ficarão obrigados a apresentar a lista na forma de avisos impressos anexos à identificação de cada um dos pratos comercializados.
O projeto determina ainda que os estabelecimentos deverão informar, de modo claro e legível ao consumidor, se o produto contém glúten, como no trigo, cevada, malte, centeio ou em seus derivados; ou leite animal e seus derivados, como manteiga, queijo, nata, creme de leite e soro na composição dos pratos e bebidas servidos. Essa informação será feita por meio dos seguintes avisos: "contém glúten ou derivado" e "contém leite animal ou derivado". A proposta também estabelece que essas determinações se aplicam à venda de bebidas e para cardápios e informativos em braille.

A proposta tramitará em conjunto com os projetos 2604/03 e 1097/03, que estão sendo analisados pelo deputado Geraldo Resende (PPS-MS), relator das matérias na Comissão de Seguridade Social e Família. Depois, os PLs serão apreciados pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo.

Reportagem - Daniel Cruz
Edição - Ana Felícia

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 26 de Fevereiro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 25 de Fevereiro de 2017
10:00
Receita do dia
07:30
Loterias
Sexta, 24 de Fevereiro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)