Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Caravana Cultura Viva vai passar pelo Centro-Oeste

Roberta Lopes/Campo Grande News - 15 de fevereiro de 2006 - 19:53

O projeto Caravana Cultura Viva começa a percorrer, em março, os pontos de cultura das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. O ponto de cultura é um local onde grupos comunitários desenvolvem atividades culturais. Em cada ponto visitado pela Cultura Viva, serão realizadas oficinas de artes cênicas e circenses, além de palestras sobre temas culturais. A caravana é composta por cerca de 20 pesquisadores e artistas de várias nacionalidades.

Segundo o coordenador do projeto, Manuel Corrêa, a Caravana Cultura Viva vai integrar cada comunidade ao ponto de cultura da região. "A caravana vai realizar atividades com o ponto de cultura e a comunidade local. Ao mesmo tempo, vai favorecer o intercâmbio e fortalecimento da Rede Cultura Viva, que é a articulação entre os pontos de cultura de cada região". Com isso, leva-se um pouco da experiência de um ponto de cultura da Região Nordeste para o da Região Sul, e assim por diante, explicou Corrêa.

Grande parte dos pontos são organizações não-governamentais (ONGs) e entidades do terceiro setor. Segundo Corrêa, existem pontos de cultura inclusive em nações indígenas e em comunidades quilombolas. Também há pontos relacionados ao teatro, à música, à pesquisa, à tecnologia digital e ao audiovisual. Manuel Corrêa lembrou que há também um ponto de cultura interessante em Pernambuco, que projeta filmes em vela de jangada.

Ao final da expedição, que vai durar um ano, será lançado um livro com fotos de todos os pontos de cultura por onde a caravana tiver passado. A viagem começa em março e a primeira parada é em Brasília, no ponto de cultura chamado Sem Dimensão, na cidade satélite de Riacho Fundo. A segunda parada será em Lençóis, na Bahia. Em abril, a caravana participará de um encontro sobre pontos de cultura na Bienal de São Paulo.

Lançado ontem (14) em Brasília, o projeto é uma parceria do Ministério da Cultura com a Caravana Arco-Íris por la Paz, criada por artistas e pesquisadores de vários países para desenvolver atividades sociais e culturais sem fins lucrativos. Em 1996, o grupo partiu da Cidade do México para percorrer os países da América Latina, realizando trocas de experiências de âmbito cultural, científico, artístico e social, com perspectivas de editar publicações contendo o registro das atividades.

SIGA-NOS NO Google News