Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

15/02/2006 19:53

Caravana Cultura Viva vai passar pelo Centro-Oeste

Roberta Lopes/Campo Grande News

O projeto Caravana Cultura Viva começa a percorrer, em março, os pontos de cultura das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. O ponto de cultura é um local onde grupos comunitários desenvolvem atividades culturais. Em cada ponto visitado pela Cultura Viva, serão realizadas oficinas de artes cênicas e circenses, além de palestras sobre temas culturais. A caravana é composta por cerca de 20 pesquisadores e artistas de várias nacionalidades.

Segundo o coordenador do projeto, Manuel Corrêa, a Caravana Cultura Viva vai integrar cada comunidade ao ponto de cultura da região. "A caravana vai realizar atividades com o ponto de cultura e a comunidade local. Ao mesmo tempo, vai favorecer o intercâmbio e fortalecimento da Rede Cultura Viva, que é a articulação entre os pontos de cultura de cada região". Com isso, leva-se um pouco da experiência de um ponto de cultura da Região Nordeste para o da Região Sul, e assim por diante, explicou Corrêa.

Grande parte dos pontos são organizações não-governamentais (ONGs) e entidades do terceiro setor. Segundo Corrêa, existem pontos de cultura inclusive em nações indígenas e em comunidades quilombolas. Também há pontos relacionados ao teatro, à música, à pesquisa, à tecnologia digital e ao audiovisual. Manuel Corrêa lembrou que há também um ponto de cultura interessante em Pernambuco, que projeta filmes em vela de jangada.

Ao final da expedição, que vai durar um ano, será lançado um livro com fotos de todos os pontos de cultura por onde a caravana tiver passado. A viagem começa em março e a primeira parada é em Brasília, no ponto de cultura chamado Sem Dimensão, na cidade satélite de Riacho Fundo. A segunda parada será em Lençóis, na Bahia. Em abril, a caravana participará de um encontro sobre pontos de cultura na Bienal de São Paulo.

Lançado ontem (14) em Brasília, o projeto é uma parceria do Ministério da Cultura com a Caravana Arco-Íris por la Paz, criada por artistas e pesquisadores de vários países para desenvolver atividades sociais e culturais sem fins lucrativos. Em 1996, o grupo partiu da Cidade do México para percorrer os países da América Latina, realizando trocas de experiências de âmbito cultural, científico, artístico e social, com perspectivas de editar publicações contendo o registro das atividades.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)