Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Capital sedia Seminário sobre Tráfico de Seres Humanos

Campo Grande News - 01 de dezembro de 2004 - 13:35

O Tráfico de Seres Humanos para fins de trabalho escravo e adoção ilegal, a exploração sexual comercial, a Responsabilização e as Políticas Públicas na Erradicação do TSH serão debatidos durante o I Seminário Internacional de Enfrentamento ao Tráfico de Seres Humanos do Mato Grosso do Sul que será realizado nos dias 2 e 3 de dezembro em Campo Grande.

A promoção é do Comitê de Combate ao Tráfico de Seres Humanos de Mato Grosso do Sul composto por dez instituições, entre elas a Procuradoria Regional do Trabalho 24ª Região/MS, a Secretaria Estadual de Segurança
Pública e Justiça, a Delegacia Regional do Trabalho e o IBISS - Instituto Brasileiro de Inovações pró-Sociedade Saudável Centro-Oeste.

Entre os palestrantes estão o Procurador do Trabalho da PRT 24ªRegião/MS Cícero Rufino Pereira, membro do Comitê de Combate aoTSH/MS, Estela Scândola, gerente executiva do IBISS-CO, Pedro Américo, representante da OIT (Organização Internacional do Trabalho), Marina de Oliveira, coordenadora do Programa Global de Enfrentamento ao Tráfico de Seres Humanos, juízes, delegados e promotores de justiça.

Além das palestras e debates, no final do evento serão formados grupos de trabalho para elaborar propostas prioritárias no combate ao Tráfico de Seres Humanos e construção de compromissos em diversos temas como saúde, educação, trabalho e segurança pública.

Representantes da Bolívia, do Paraguai, do Ministério das Relações Exteriores e dos cinco municípios do estado onde foram realizados seminários sobre o tema já confirmaram presença no Seminário. Psicólogos, assistentes sociais e operadores de direito também vão participar das discussões no auditório da OAB/MS.

O tráfico de seres humanos acontece de diversas formas tanto no território brasileiro (municipal, estadual e regional) como recebendo e enviando pessoas para outros países.

O crime é executado sempre em "rede" de pessoas e organizações cujas motivações mais conhecidas são: manutenção do mercado do sexo, turismo sexual, retirada de órgãos para comercialização, trabalho em condições similares á escravatura e servidão, adoção ilegal de crianças e rituais religiosos.

O Seminário Internacional de Tráfico de Seres Humanos será realizado das 8 as 17 horas na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), na Avenida Mato Grosso, 4.700.

SIGA-NOS NO Google News