Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Capítal - quem fica com quem?

Manoel Afonso - 27 de junho de 2016 - 14:23

O muro de Berlim caiu, Bernal virou prefeito, fomos goleados em casa pela Alemanha, Giroto foi preso, a Inglaterra saiu da Comunidade Europeia - e nada muda no Brasil quando o assunto é eleições.


Nessas horas ignora-se os conceitos éticos, as teorias dos sociólogos e até os entreveros das últimas disputas eleitorais. Tudo em nome de composições que garantam maior número de partidos e em consequência espaço no horário do rádio e televisão. É assim que funciona. Tudo mais é abobrinha verde.


Incoerências à parte, os políticos locais seguem a velha fórmula de que ‘só não vale perder’, para assim manter o poder de mando e influência, aproveitando-se inclusive do momento de desilusão de grande parte do eleitorado. Aí, mantendo ou não as aparências - sentam-se à mesa de negociações.


No cenário da capital em pior situação está o PT – sem novos nomes e desgastado com episódios envolvendo Delcídio, Zeca ( porto fluvial de Murtinho) e do ex-Secretário da Fazenda Paulo Bernardo. Junta-se ao PDT ou se contenta com o vereador Alex que topa a candidatura para se fortalecer na disputa da Assembleia Legislativa em 2018?
Quanto ao prefeito Bernal, está na dele. Tem pronto o discurso da vitimização e a prisão de Giroto, além da denúncia contra André, Nelsinho e vereadores serão exploradas.


Na outra ponta o PSDB tem Rose como candidata, tentando repetir o sucesso das eleições estaduais. Seu fiador é Reinaldo que faz a leitura apostando nos números positivos de sua administração. Mas está conversando com muita gente, também pensando no eventual segundo turno.


Sobram Marquinhos do PSD e eventualmente André – PMDB. O primeiro está a campo há bom tempo e tenta vender a imagem de independência do irmão Nelsinho. Tem dificuldades na relação com o PMDB principalmente, se precisar de aliança.


Quanto a André, precisa responder as acusações contra sua administração estadual para ainda ser visto como administrador competente. É que a população aguarda uma manifestação oficial dele contra o seu ex-secretário Giroto, preso por corrupção. E convenhamos: não podia ser diferente.


Mas diriam alguns: “As eleições estão longe, há muito tempo pela frente!” Como lembra o Barão de Itararé: “ Tudo é relativo. O tempo que dura um minuto depende de que lado da porta do banheiro você está.” No caso, tem mais gente do lado de fora.
De leve...

SIGA-NOS NO Google News