Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Capital contrata tecnologia israelense para salvar vidas

Ddourados News - 25 de novembro de 2004 - 13:14


A população campo-grandense passa a contar, a partir dessa quinta-feira, com um serviço para diagnóstico precoce de doenças cardíacas. A Prefeitura de Campo Grande contratou, por meio de comodato, uma empresa paulista que detém tecnologia israelense para realização de exames eletrocardiográficos por telefone. O serviço estará disponível nos nove centros regionais 24 horas e irá possibilitar atendimento médico imediato, prevenindo acidentes cardiovasculares de maiores proporções.

Na manhã de hoje o serviço foi apresentado à imprensa, no centro regional da Coophavila II. A psicóloga Célia Regina Fassoni, representante da empresa Telecárdio, centro especializado em telediagnóstico, testou o aparelho em um funcionário da unidade de saúde. O profissional de estiver prestando o atendimento conecta três eletrodos (um na cintura e dois nos punhos) e pressiona o monitor no peito do paciente. O monitor transformará os sinais elétricos do coração em som, que será gravado e, em seguida, enviado por telefone para a central da Telecárdio.

Da central, o médico cardiologista de plantão fará o diagnóstico e, no prazo entre 15 e 30 minutos enviará o laudo para o centro regional de saúde, por fax ou e-mail. Se ele constatar que o paciente apresenta problema, de imediato fará contato com o profissional que estiver prestando atendimento para que tome as primeiras providências. “O aparelho é de fácil manuseio e 100% confiável, assegurou Célia Regina. A psicóloga informou que a empresa está há 10 anos no mercado e, neste período, realizou mais de um milhão e duzentos mil exames.

Pelo comodato com a empresa, a Secretaria de Saúde de Campo Grande (Sesau) pagará R$ 2,7 mil por mês, com direito a 680 exames mensais. Caso esta margem seja ultrapassada, cada exame custará R$ 7,00.

SIGA-NOS NO Google News