Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Capiberibe vai recorrer da cassação do mandato pelo TSE

Gabriela Guerreiro/ABr - 04 de setembro de 2004 - 06:31

Brasília – O senador João Capiberibe (PSB-AP) vai recorrer da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que, na noite desta quinta-feira, decidiu manter a cassação dos mandatos do parlamentar e de sua esposa, a deputada federal Janete Capiberibe (PSB-AP). Segundo o senador, seus advogados vão utilizar “todos os recursos que couberem” no processo com o objetivo de reverter a decisão. “A luta continua na Justiça. Nunca compramos votos de ninguém e vamos provar que somos inocentes”, afirmou o senador por meio de sua assessoria.

Os advogados do casal Capiberibe vão solicitar nesta sexta-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) extensão da liminar que lhes garante temporariamente os mandatos. Os advogados também vão entrar com recurso extraordinário no Supremo contra a decisão do TSE. O casal foi cassado em abril deste ano após uma série de denúncias de compra de votos na campanha eleitoral de 2002. Eles recorreram da decisão no próprio Tribunal, que ontem manteve o resultado do primeiro julgamento.

Em entrevista exclusiva à Rádio Nacional da Amazônia, da Rabiobrás, a deputada federal Janete Capiberibe alega inocência no caso. "Não há compra de votos, nós fomos inocentes. Eu sou a séria vontade do povo do meu estado que me elegeu a deputada federal mais votada da história do estado”. Nas eleições de 2002, a deputada recebeu 23.203 votos válidos, uma média de 9.8% dos votos válidos para o cargo de deputado federal.

A decisão do TSE também provocou a reação do líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP). O líder divulgou nota oficial para lamentar que o TSE tenha mantido a cassação de Capiberibe. Mercadante considerou a posição do tribunal uma “injustiça”.

O líder do governo defende que o STF reverta a cassação do mandato do parlamentar quando for julgar o recurso. Na avaliação de Mercadante, o senador João Capiberibe prestou “grandes serviços ao país” desde a ditadura militar, quando lutou contra o regime e acabou exilado no Chile. Para Mercadante, o desempenho de Capiberibe como governador do Amapá também foi comprovado pelos eleitores do estado quando ele foi reeleito ao cargo com 53% dos votos.

Aloizio Mercadante também exalta, na nota, as qualidades de Capiberibe como parlamentar. “Como senador, teve destacada atuação, inclusive como líder da bancada. Atuação marcante, também, foi exercida pela deputada Janete Capiberibe”, afirma o líder

SIGA-NOS NO Google News