Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Capes oferece bolsas de pós-graduação

Agência Brasil - 03 de dezembro de 2004 - 15:26

Os interessados em obter uma bolsa de mestrado ou doutorado da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) em 2005 já podem procurar as secretarias dos cursos para requerer o benefício.

Os cursos são responsáveis pela seleção e concessão de bolsas de estudo aos candidatos que atendem os requisitos estabelecidos no âmbito de cada um dos programas.

A Capes distribui mais de 13 mil bolsas de mestrado e mais de 6 mil de doutorado - o que corresponde a 50% das bolsas disponíveis no país - diretamente às instituições que possuem cursos de pós-graduação stricto sensu avaliados pela agência e com nota igual ou superior a três.

Exterior
A Coordenação Geral de Programas com o Exterior, da Diretoria de Programas da Capes, também oferece oportunidades de estudo em áreas de excelência no exterior.

As possibilidades de realização de estudos no exterior atendem aos projetos de pesquisas nas modalidades de doutorando pleno, estágio de doutorando, conhecido como "sanduíche", e o estágio pós-doutoral.

Os critérios da Capes para a seleção de propostas de pesquisas no exterior objetivam aferir a qualidade da formação do candidato; a qualidade, pertinência e consistência do projeto de pesquisa; a avaliação da estrutura da instituição que recepcionará o pesquisador brasileiro e a impossibilidade de realização da pesquisa em território brasileiro.

Atualmente, a Capes é responsável pela manutenção de 1.603 pesquisadores fora do Brasil, a um custo médio de 15 mil a 25 mil dólares/ano para cada um.

Informações sobre documentação, condições e prazos oferecidos pelos programas de bolsas de pós da Capes podem ser obtidas no endereço http://www.capes.gov.br

SIGA-NOS NO Google News