Cassilândia, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

19/09/2010 16:33

Capes eleva conceitos de dois cursos de pós da UFMS

Assessoria de Imprensa/ Ana Paula Banyasz

A avaliação dos Programas de Pós-Graduação é realizada a cada três anos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) após um acompanhamento anual, e atribui uma nota na escala de 1 a 7 sobre quais cursos obterão a renovação de \"reconhecimento\" a vigorar no próximo triênio. Quando os cursos recebem as notas 1 e 2, eles são considerados \"insuficientes\", perdem o credenciamento e não podem conceder certificados.

A avaliação trienal aponta que a pós-graduação brasileira continua com uma forte taxa de crescimento, sendo que a região Centro-Oeste atingiu a taxa de 29,8%. Em relação à pontuação, enquanto 71% dos programas mantiveram a nota da última edição do programa de avaliação, 19% obtiveram aumento no desempenho. Os dados da Capes apontam ainda que apenas 10% dos cursos de pós-graduação do País receberam notas inferiores às registradas no triênio 2007.

De modo geral, os cursos da UFMS mantiveram a nota anterior, exceção feita ao curso de Mestrado em Química, que passou de nota 3 para 4, e o Programa de Mestrado e Doutorado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste que obteve nota 5. Estamos muito felizes com o resultado da avaliação, comemora o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Dercir Pedro de Oliveira. A avaliação positiva é resultado do empenho e dedicação de toda equipe e dos coordenadores dos Programas Pós-Graduação da UFMS, avalia.

Além disso, a CAPES também avalia propostas de cursos novos de pós-graduação. Na análise são verificados o conteúdo, justificativa, articulação da proposta e se ela atende o padrão de qualidade requerido neste nível de formação. O resultado do processo é encaminhado e fundamenta a deliberação do Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC). Após a autorização, os cursos são incorporados no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).

A UFMS encaminhou 10 propostas de cursos novos para avaliação da CAPES, sendo nove mestrados e um doutorado.

Os conceitos atribuídos servem de parâmetro para a concessão de bolsas e financiamentos de projetos, pelas agências nacionais e internacionais de fomento à pesquisa.

Os resultados podem ser consultados no link: http://trienal.capes.gov.br/?page_id=100

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)