Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Capes eleva conceitos de dois cursos de pós da UFMS

Assessoria de Imprensa/ Ana Paula Banyasz - 19 de setembro de 2010 - 16:33

A avaliação dos Programas de Pós-Graduação é realizada a cada três anos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) após um acompanhamento anual, e atribui uma nota na escala de 1 a 7 sobre quais cursos obterão a renovação de \"reconhecimento\" a vigorar no próximo triênio. Quando os cursos recebem as notas 1 e 2, eles são considerados \"insuficientes\", perdem o credenciamento e não podem conceder certificados.

A avaliação trienal aponta que a pós-graduação brasileira continua com uma forte taxa de crescimento, sendo que a região Centro-Oeste atingiu a taxa de 29,8%. Em relação à pontuação, enquanto 71% dos programas mantiveram a nota da última edição do programa de avaliação, 19% obtiveram aumento no desempenho. Os dados da Capes apontam ainda que apenas 10% dos cursos de pós-graduação do País receberam notas inferiores às registradas no triênio 2007.

De modo geral, os cursos da UFMS mantiveram a nota anterior, exceção feita ao curso de Mestrado em Química, que passou de nota 3 para 4, e o Programa de Mestrado e Doutorado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste que obteve nota 5. Estamos muito felizes com o resultado da avaliação, comemora o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Dercir Pedro de Oliveira. A avaliação positiva é resultado do empenho e dedicação de toda equipe e dos coordenadores dos Programas Pós-Graduação da UFMS, avalia.

Além disso, a CAPES também avalia propostas de cursos novos de pós-graduação. Na análise são verificados o conteúdo, justificativa, articulação da proposta e se ela atende o padrão de qualidade requerido neste nível de formação. O resultado do processo é encaminhado e fundamenta a deliberação do Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC). Após a autorização, os cursos são incorporados no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).

A UFMS encaminhou 10 propostas de cursos novos para avaliação da CAPES, sendo nove mestrados e um doutorado.

Os conceitos atribuídos servem de parâmetro para a concessão de bolsas e financiamentos de projetos, pelas agências nacionais e internacionais de fomento à pesquisa.

Os resultados podem ser consultados no link: http://trienal.capes.gov.br/?page_id=100

SIGA-NOS NO Google News