Cassilândia, Quinta-feira, 30 de Março de 2017

Últimas Notícias

19/09/2010 16:33

Capes eleva conceitos de dois cursos de pós da UFMS

Assessoria de Imprensa/ Ana Paula Banyasz

A avaliação dos Programas de Pós-Graduação é realizada a cada três anos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) após um acompanhamento anual, e atribui uma nota na escala de 1 a 7 sobre quais cursos obterão a renovação de \"reconhecimento\" a vigorar no próximo triênio. Quando os cursos recebem as notas 1 e 2, eles são considerados \"insuficientes\", perdem o credenciamento e não podem conceder certificados.

A avaliação trienal aponta que a pós-graduação brasileira continua com uma forte taxa de crescimento, sendo que a região Centro-Oeste atingiu a taxa de 29,8%. Em relação à pontuação, enquanto 71% dos programas mantiveram a nota da última edição do programa de avaliação, 19% obtiveram aumento no desempenho. Os dados da Capes apontam ainda que apenas 10% dos cursos de pós-graduação do País receberam notas inferiores às registradas no triênio 2007.

De modo geral, os cursos da UFMS mantiveram a nota anterior, exceção feita ao curso de Mestrado em Química, que passou de nota 3 para 4, e o Programa de Mestrado e Doutorado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste que obteve nota 5. Estamos muito felizes com o resultado da avaliação, comemora o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Dercir Pedro de Oliveira. A avaliação positiva é resultado do empenho e dedicação de toda equipe e dos coordenadores dos Programas Pós-Graduação da UFMS, avalia.

Além disso, a CAPES também avalia propostas de cursos novos de pós-graduação. Na análise são verificados o conteúdo, justificativa, articulação da proposta e se ela atende o padrão de qualidade requerido neste nível de formação. O resultado do processo é encaminhado e fundamenta a deliberação do Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC). Após a autorização, os cursos são incorporados no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).

A UFMS encaminhou 10 propostas de cursos novos para avaliação da CAPES, sendo nove mestrados e um doutorado.

Os conceitos atribuídos servem de parâmetro para a concessão de bolsas e financiamentos de projetos, pelas agências nacionais e internacionais de fomento à pesquisa.

Os resultados podem ser consultados no link: http://trienal.capes.gov.br/?page_id=100

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 30 de Março de 2017
Quarta, 29 de Março de 2017
20:34
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)