Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

19/03/2005 07:41

Capes aprova 38 novos cursos de mestrado e doutorado

MEC


O Conselho Técnico Científico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes/MEC) aprovou na última quarta-feira, 16, a abertura de 38 novos cursos de mestrado, doutorado e mestrado profissional em todo o país. O diretor de Avaliação da Capes, Renato Janine Ribeiro, disse que o critério número um para a recomendação dos cursos é a qualidade.

Segundo Janine os cursos são avaliados a partir da produção científica do corpo de professores, pesquisa científica, publicações de artigos e livros reconhecidos pela comunidade científica. “É preciso verificar se, de fato, eles estão trazendo um aporte para a ciência no país e no mundo”, explica. Também são analisadas a estabilidade do curso, a existência de boas bibliotecas e a segurança de que os alunos não tenham seus cursos interrompidos.

Atualmente, o Brasil possui 2.972 cursos de pós-graduação. Deste total, 1.935 são de mestrado e 1.037 de doutorado. A Região Sudeste concentra a maioria dos cursos de todo o país com 55% de mestrado e 66% de doutorado.

Conquista – O diretor de avaliação da Capes disse que a grande conquista deste ano é o avanço geográfico do doutorado brasileiro com a criação do programa em Biologia Experimental, da Universidade Federal de Rondônia.

“Este é o doutoramento mais a oeste do Brasil e que trata de uma doença cruel chamada malária”, afirma. A abertura dos novos cursos também possibilitou a criação do primeiro doutoramento voltado para os estudos étnicos africanos na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Janine informou ainda que o MEC criou o Plano Nacional de Pós-graduação com o objetivo de aumentar o número de doutores e mestres por ano. Em 2003, foram formados 8.094 novos doutores. Para este ano, a expectativa é de que o número aumente para 10 mil novos doutores. Em abril será aberto para as instituições o aplicativo de propostas para novos cursos de mestrado e doutorado.





Mec


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)