Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

31/01/2005 14:27

Capacitação de professores de presídios começa amanhã

Agência Popular

Os 40 professores que atuam nas salas de aula montadas nos 13 estabelecimentos penais de Mato Grosso do Sul participarão a partir de amanhã da 2ª Jornada Pedagógica da Escola Pólo Professora Regina Lúcia Anffe Nunes Betine, que oferece escolarização, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), aos internos de presídios do Estado.

A capacitação será voltada à discussão e orientação sobre o perfil do aluno e a atuação do professor. “Nós não podemos colocar professores despreparados na sala de aula dentro de um presídio”, frisa a diretora da escola, Regina Lúcia Rosa Sales, lembrando que o educador que atua nesses casos não pode ter preconceito, nem limitações psicológicas para trabalhar em ambientes de conflito.

De acordo com a diretora, a formação também terá como objetivo atender às mudanças na normatização, além de troca de experiências e definição da matriz curricular. “Depois de quatro anos de avaliação, percebemos que alguns aspectos na legislação precisam ser mudados”, afirma. Entre as alterações na norma que rege a educação escolar oferecida dentro dos presídios, está a formação das turmas. Como o espaço disponível nesses ambientes é escasso, as classes são multisseriadas, com alunos em diferentes etapas de ensino na mesma sala de aula. “A nova regulamentação irá nos garantir que, onde houver espaço, as turmas serão seriadas, como em uma escola comum”, explica Regina.

Em Mato Grosso do Sul, 1.035 internos cursam a EJA, oferecida pela Secretaria de Estado de Educação (SED), em parceria com a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), em oito municípios (Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Corumbá, Jateí, Aquidauana, Três Lagoas e Paranaíba).

Valorização - A jornada pedagógica é oferecida no início de todos os anos, também para valorizar os profissionais da Educação. “O professor dessa escola diferente deve receber ainda maior atenção porque, às vezes, ele faz um trabalho com o aluno, transforma a vida de um interno e nem é valorizado por isso”, destaca a gestora.

Cada estabelecimento penal também deverá participar da capacitação, enviando um representante. Para Regina, essa parceria é decisiva para garantir o direito à escolarização dos internos: “Os profissionais dos presídios precisam trabalhar de acordo com as normas da Educação e nós temos de respeitar as normas das unidades prisionais”.

As atividades da formação oferecida aos educadores terão início amanhã, a partir de 7h30, e se estendem até quarta-feira, na sede da escola Professora Regina Lúcia Anffe Nunes Betine, localizada na Rua Pernambuco, 1.512, Vila Célia. Outras informações podem ser obtidas através do telefone 314-1206.

Vivian de Castro Alves - SED

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)