Cassilândia, Domingo, 10 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

05/01/2008 08:06

Capacete: motociclistas querem mais tempo

Tatiane Saraiva /ABr

Brasília - Os motociclistas têm procurado as lojas de acessórios na capital em busca dos equipamentos que o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) tornou obrigatórios desde terça-feira (1º) nos capacetes.

O gerente de uma destas lojas, Rogério Willian de Oliveira, informou que "o movimento não pára de crescer, já que os motociclistas deixaram para a última hora a adaptação às novas regras", que incluem o uso de um adesivo que reflete a luz e a proibição de colocar películas nas viseiras dos capacetes.

Outra exigência do Denatran é que todos os capacetes tenham selo de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

Segundo o comerciante, não é só o adesivo que vai mudar a situação. "Toda nova regra que venha a melhorar a segurança no trânsito é válida, mas é preciso investir muito na questão da educação do motociclista e dos motoristas", disse Oliveira.

O motociclista Antônio Oscar Constantino também disse considerar a regulamentação válida pela segurança, mas lamentou o curto prazo para a adaptação, porque a fiscalização já foi iniciada. Ele lembrou que o selo do Inmetro usado nos capacetes antigos era muito frágil e desbotava com o tempo. "Os capacetes novos vêm com um selo melhor, mas o preço está muito alto", lamentou.

Para outro motociclista, William Jonatas, a responsabilidade não deve ser dos motociclistas e sim dos fabricantes: "Eles devem lançar o capacete com o selo e adesivos." Jonatas apontou um prejuízo estético para os motociclistas: a obrigatoriedade de colocar os adesivos mesmo em capacetes “mais trabalhados” e caros.

Para quem não cumprir as novas regras, a resolução do Denatran prevê punição de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação e multa de R$ 127,69. E para quem estiver sem capacete, a multa é de R$ 191,54, além de suspensão da carteira.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)