Cassilândia, Domingo, 22 de Outubro de 2017

Últimas Notícias

05/04/2011 07:53

Cantor popular vence eleições presidenciais no Haiti, mostram resultados preliminares

Renata Giraldi, Agência Brasil

Brasília – Os resultados preliminares das eleições presidenciais do Haiti, divulgados ontem (4) pelo Conselho Eleitoral Provisório (CEP), indicam que o cantor popular Michel Martelly, 49 anos, venceu com 67,57% dos votos a ex-senadora e ex-primeira-dama Mirlande Manigat, de 70 anos, que obteve 31,74%. As votações ocorreram no último dia 20 e foram registradas denúncias de irregularidades e fraudes. Os resultados finais devem ser divulgados no próximo dia 16.

As autoridades haitianas e estrangeiras negaram que as suspeitas tenham atrapalhado a lisura do processo eleitoral. O segundo turno das eleições no Haiti registrou elevado comparecimento às urnas. As informações são da Rádio França Internacional (RFI), da BBC Brasil e da agência pública de notícias de Portugal, a Lusa.

Do lado de fora da casa de Martelly, em Porto Príncipe, a capital do Haiti, eleitores e aliados fazem festa. As músicas do cantor conduzem a festa. Há cartazes e faixas, nos quais se lê que a vitória do artista representa a esperança de futuro melhor para o país.

Desde janeiro de 2010, o Haiti tenta se recuperar do terremoto que devastou o país e deixou mais de 200 mil mortos, além da destruição de prédios públicos e privados, assim como de documentos. Muitos sobreviventes da catástrofe ainda vivem em barracas improvisadas. A situação se agravou ainda mais com a epidemia de cólera que já matou cerca de 4 mil pessoas.

Sem experiência política, Martelly defendeu reformas amplas no Haiti e a mensagem foi bem recebida pela população. Segundo analistas políticos internacionais, o artista representa o novo e a mudança. O cantor se beneficiou do apoio de cinco candidatos eliminados no primeiro turno. O músico Wyclef Jean, que teve sua candidatura impugnada ainda no primeiro turno, também apoiou Martelly.

O mandato do atual presidente do Haiti, René Préval, acabou em 7 de fevereiro, mas ele recebeu aprovação parlamentar para permanecer até o dia 14 de maio em decorrência do atraso na realização do segundo turno.

Edição: Graça Adjuto

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 22 de Outubro de 2017
Sábado, 21 de Outubro de 2017
10:00
Receita do dia
Sexta, 20 de Outubro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)