Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

03/10/2015 16:30

Cansada da pergunta 'você planeja ter filhos? Veja resposta que viralizou na web

Saúde Plena

 

 

 

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 14% das famílias brasileiras não tinham filhos em 2000. Dez anos depois, a porcentagem cresceu para 20%, o que representa 22 milhões de pessoas que fizeram essa opção. Apesar de, em tese, a existência social da mulher não se resumir mais à maternidade, a cobrança social, cultural e o preconceito com quem decide não ser mãe ainda persistem. E uma das formas mais sutis em se manifestar contrariamente a essa decisão está na pergunta “quando você planeja ter filhos?”.

A reposta da jornalista freelancer Emily Elizabeth Bingham, que vive em Michigan, nos Estados Unidos, mais do que evidenciar o incômodo causado por esse questionamento mostra quantas pessoas se identificam com essa cobrança. Um texto publicado em seu perfil no Facebook em 20 de setembro circula cada vez mais nas 'linhas do tempo' dos usuários da rede social e mostra a razão de você nunca mais fazer essa pergunta.

Bingham inicia o texto dizendo: "Olá, pessoal! Agora que consegui a atenção de vocês com a foto de um ultrassom que peguei no Google, posso dizer que os planos reprodutivos e de procriação de uma pessoa NÃO SÃO DA SUA CONTA".

A jornalista prossegue: “Antes de perguntar para um jovem casal recém-casado quando eles vão começar uma família… antes de vocês perguntarem para os pais de um filho único quando a criança vai ganhar um irmãozinho ou irmãzinha… antes de perguntar para uma mulher de 30 anos se e quando ela está planejando ter filhos porque, você sabe, o tempo está passando… apenas pare! Por favor, pare”.

Depois de dizer que além de ser da conta de ninguém se uma mulher ou um casal pretende ter filhos, Emily ainda toca em um ponto muito delicado em relação à maternidade e paternidade: “Você não sabe quem está lutando contra a infertilidade, ou de luto por um aborto espontâneo, ou lidando com problemas de saúde. Você não sabe quem está enfrentando problemas de relacionamento ou está sofrendo com o estresse. Você não sabe quem está em cima do muro sobre ter filhos ou mais filhos (…). Você não sabe se a sua aparentemente inocente pergunta pode causar dor, sofrimento, estresse ou frustração“.

A publicação já foi compartilhada por mais de 74 mil pessoas.

 

 

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)