Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Candidatura própria do PDT depende da verticalização

João Prestes / Campo Grande News - 12 de dezembro de 2005 - 15:10

Na reunião realizada sábado, no Rio de Janeiro, entre dirigentes regionais e membros do diretório nacional do PDT, não foi possível chegar a uma decisão final a respeito do futuro político do partido. A direção nacional defende o lançamento de candidatura própria à Presidência da República e aos governos estaduais, como forma de solidificar as bandeiras trabalhistas. Já os dirigentes regionais preferem uma solução pragmática que facilite a eleição de deputados estaduais e federais e fortaleça o partido.

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi acha que o PDT precisa marchar para as eleições de 2006 com uma cara. “Precisamos ter uma cara nas eleições presidenciais de 2006 para nos fortalecer, uma cara com nome e sobrenome, para que o eleitorado receba e grave a nossa mensagem. Nos estados, disputando 17 governos e ganhando alguns, vamos marcar a nossa presença, mas a cara do partido será a candidatura à presidência da República”.

Um posicionamento definitivo a esse respeito depende da manutenção ou revogação da regra que determina a verticalização das coligações. Se a verticalização for derrubada, o PDT terá candidato a presidente e ficará livre para firmar as coligações que preferir nos Estados. Se for mantida, os dirigentes se reúnem novamente em março ou abril para deliberar. A proposta de Mato Grosso do Sul, levada pelo deputado estadual Ary Rigo, é de liberdade nos Estados.

A emenda que muda a Constituição Federal e permite alianças regionais diferentes das firmadas em nível nacional está na pauta de votação da Câmara dos Deputados há um mês, e não há acordo para aprovação, por isso não vai à apreciação do plenário. São necessários 308 votos para mexer na Constituição, dois terços do total de deputados federais.

Além da posição do PDT em relação às eleições de 2006, foram definidas na reunião do Rio de Janeiro as diretrizes e bandeiras do Plano Brasil Trabalhista, nos setores de Educação, Saúde, Desenvolvimento Sustentável.

SIGA-NOS NO Google News