Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Candidatos publicam fotos do Enem em rede social e são eliminados pelo Inep

Campo Grande News - 26 de outubro de 2013 - 15:38

Imagens são investigadas pelo Inep (Foto: Reprodução)
Imagens são investigadas pelo Inep (Foto: Reprodução)

Minutos após o início da realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), fotos das provas, dos cartões respostas e até de identidades começaram a ser publicadas na rede social Instagram. Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), alguns candidatos já foram eliminados do exame.

De acordo com a Agência Brasil, o instituto investiga os candidatos que postaram fotos em redes sociais. O edital do exame informa que não é permitido o uso de aparelhos eletrônicos dentro das salas de aulas, assim como publicações de fotos.

Todo candidato, ao entrar na sala de realização da prova, é orientado a colocar celulares, tablets e outros dentro de um envelope lacrado, sendo que o aparelho telefônico deve estar desligado.

Ainda não é possível saber quantos candidatos postaram imagens em redes sociais. O Inep lamentou o fato e disse que os casos serão analisados um por um.

Na sexta-feira (25), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, havia reforçado o alerta sobre a proibição do uso de aparelhos eletrônicos durante o Enem.

"No ano passado, identificamos usuários em questão de minutos", disse em entrevista à imprensa.

Ao todo, em 2012, foram 65 candidatos eliminados por publicações de imagens e fotos da prova, além de mensagens com conteúdo do exame.

Mato Grosso do Sul – No Estado, fotos da folha de respostas já circulam pelas redes sociais. Um estudante de direito de 22 anos, que preferiu não se identificar, recebeu imagens pelo Whats App e procurou o Campo Grande News.

Para ele, é necessário tornar público o fato comum, que é proibido. Sobre as fotos recebidas pelo estudante, não é possível afirmar se foram tiradas em salas de aula de Mato Grosso do Sul.

SIGA-NOS NO Google News