Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Candidatos empatam e mais velho é eleito em MG

Midiamax - 06 de outubro de 2008 - 07:36

A eleição no município mineiro de Dom Cavati terminou empatada. Com 100% das seções apuradas, os candidatos Pedro Euzébio Sobrinho, o Pedrinho (PT), e Jair Vieira (DEM) somaram o mesmo número de votos: 1.919 cada.

Segundo a legislação eleitoral, quando dois candidatos terminam empatados na primeira colocação, o eleito é o candidato mais velho. No caso de Dom Cavati, o desempate acabou favorecendo Jair Vieira (DEM). "Eu não esperava vencer pela idade, mas o que Deus quer está feito", disse Jair Vieira ao G1.

O democrata destacou que esta será a quarta vez que irá governar o município mineiro. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dom Cavati conta com 4.345 eleitores. Neste domingo (5), 4.034 compareceram às urnas. Além dos 1.919 votos que cada candidato obteve, foram registrados 41 brancos, 155 nulos e 311 abstenções. Segundo o TSE, o candidato Jair Vieira, do DEM, nasceu em 3 de agosto de 1935 e, portanto, tem 73 anos.

Já Pedro Euzébio Sobrinho (PT), que é o atual prefeito, tem 42 anos - o petista nasceu em 5 de março de 1966. Para o advogado Arthur Rollo, especialista em direito eleitoral, “a idade serve de critério de desempate constitucional”. “É utilizado, por exemplo, para concurso público. É um critério prévio, objetivo e criado previamente”, afirmou Rollo.

Na avaliação do advogado, utilizar a idade como desempate em uma eleição é a melhor alternativa. “É um critério, no meu entender, correto. Ninguém pode reclamar porque todo mundo já sabe a regra do jogo”, acrescentou o especialista. 2004 No último pleito municipal, em 2004, as cidades de Grão Pará (SC) e Embaúba (SP) também tiveram empate entre dois candidatos. Mais velho, Amilton Ascari foi eleito na cidade catarinense, enquanto Luiz Finoto Neto venceu a disputa na paulista.

SIGA-NOS NO Google News