Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Candidato à vice – aberta temporada de caça

Manoel Afonso - 03 de maio de 2016 - 21:00

Em todas as eleições municipais a ladainha se repete, independentemente do tamanho e importância do colégio eleitoral. Comentários e opiniões diversas não faltam sobre os critérios e o perfil ideal para ser companheiro de chapa deste ou daquele postulante a prefeitura.

Campo Grande não foge a regra, mesmo ainda com apenas duas candidaturas já definidas, da vice governadora Rose e por lógica política, do prefeito Bernal. O interessante é que as especulações não ficam restritas apenas as duas candidaturas citadas, atingindo também outros nomes em fase de preparação para o anúncio oficial.


Portanto, a imaginação é fértil em se tratando da análise de personagens com eventual prestígio à serviço da política, apesar das concepções preconceituosas sobre a influência ou importância do candidato à vice no sucesso nas urnas.


Velhos jargões afloram o preconceito contra o vice. Alguns deles: “se o vice não ajudar, também não pode atrapalhar” – “ninguém vota no vice” – “vice não descerra placa de inauguração” – “vice é apenas um detalhe”. Esses excessos na visão crítica não podem ser levados a sério, pois é de se admitir que a boa imagem do candidato a vice acabando dando maior musculatura ao postulante ao cargo de prefeito.


Já ouço inclusive comentários e palpites sobre alguns nomes tidos como viáveis a vice prefeito. Neste eclético rol pontuam empresários, educadores, apresentador de televisão, médicos e técnicos na administração pública. Evidente que a citação dos nomes vai de encontro as necessidades do perfil deste ou daquele candidato a prefeito.


A fase atual ainda é de negociação ou namoro entre os grandes partidos e as lideranças de agremiações menores, não só na busca de apoio como também para ampliar o horário eleitoral, um fator que hoje é considerado importante em qualquer eleição.


Tudo bem; o vice prefeito tem apenas expectativa de direito e administrativamente não tem qualquer competência ou atribuição. Mas sua participação no processo passa por uma compensação - através de nomeações em cargos de confiança e garantia de apoio do prefeito em futuras eleições que ele possa concorrer.


É assim que funciona; sem nada escrito; com base na palavra de honra.


Acredite se quiser.


De leve...

SIGA-NOS NO Google News