Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

03/05/2016 21:00

Candidato à vice – aberta temporada de caça

Manoel Afonso

Em todas as eleições municipais a ladainha se repete, independentemente do tamanho e importância do colégio eleitoral. Comentários e opiniões diversas não faltam sobre os critérios e o perfil ideal para ser companheiro de chapa deste ou daquele postulante a prefeitura.

Campo Grande não foge a regra, mesmo ainda com apenas duas candidaturas já definidas, da vice governadora Rose e por lógica política, do prefeito Bernal. O interessante é que as especulações não ficam restritas apenas as duas candidaturas citadas, atingindo também outros nomes em fase de preparação para o anúncio oficial.


Portanto, a imaginação é fértil em se tratando da análise de personagens com eventual prestígio à serviço da política, apesar das concepções preconceituosas sobre a influência ou importância do candidato à vice no sucesso nas urnas.


Velhos jargões afloram o preconceito contra o vice. Alguns deles: “se o vice não ajudar, também não pode atrapalhar” – “ninguém vota no vice” – “vice não descerra placa de inauguração” – “vice é apenas um detalhe”. Esses excessos na visão crítica não podem ser levados a sério, pois é de se admitir que a boa imagem do candidato a vice acabando dando maior musculatura ao postulante ao cargo de prefeito.


Já ouço inclusive comentários e palpites sobre alguns nomes tidos como viáveis a vice prefeito. Neste eclético rol pontuam empresários, educadores, apresentador de televisão, médicos e técnicos na administração pública. Evidente que a citação dos nomes vai de encontro as necessidades do perfil deste ou daquele candidato a prefeito.


A fase atual ainda é de negociação ou namoro entre os grandes partidos e as lideranças de agremiações menores, não só na busca de apoio como também para ampliar o horário eleitoral, um fator que hoje é considerado importante em qualquer eleição.


Tudo bem; o vice prefeito tem apenas expectativa de direito e administrativamente não tem qualquer competência ou atribuição. Mas sua participação no processo passa por uma compensação - através de nomeações em cargos de confiança e garantia de apoio do prefeito em futuras eleições que ele possa concorrer.


É assim que funciona; sem nada escrito; com base na palavra de honra.


Acredite se quiser.


De leve...

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)