Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

CÂNCER INFANTIL: Tratamento precoce pode curar 70% das crianças com a doença

Agência do Rádio - 27 de novembro de 2013 - 07:22

De acordo com o INCA – Instituto Nacional de Câncer, no Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de um a 19 anos. Os tumores mais frequentes são as leucemias, os do sistema nervoso central e linfomas. A boa notícia é que cerca de 70% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. A chefe da pediatria do INCA, Sima Ferman, alerta para que os pais fiquem atentos às queixas das crianças:

"O câncer em criança, na maioria das vezes, você não identifica um fator causal. O que a gente pode fazer em criança é exatamente o diagnóstico precoce. Então a gente sempre fala para os pais que não desvalorizem a queixa da criança. A criança não inventa sintoma, se a criança diz que não está bem, ela tem que realmente ir ao pediatra. O tratamento hoje é feito não só para a cura da criança, mas também a qualidade de vida e a criança ser reintegrada à sociedade, ser um adulto finalmente produtivo."

A cuidadora, Maria dos Reis, por exemplo, tem uma filha adolescente que foi diagnosticada com leucemia. A jovem faz quimioterapia no Hospital da Criança em Brasília que atende pelo SUS. Maria dos Reis conta que está satisfeita com o tratamento:

"Ficou muito triste, muito, chorou demais. Agora hoje não, hoje ela já está com 11 meses de tratamento, ela já está mais acostumada. E o hospital é maravilhoso, os médicos, os enfermeiros, os auxiliares. Todo mundo tem muito carinho por todas as crianças que passam por ali e isso ajuda a gente muito. Oferece várias atividades, todo dia tem uma atividade diferente para eles, tanto para os pais como para os pacientes. A gente tem acompanhamento com psicólogo, tem o tratamento com o psiquiatra quando precisa, a gente tem todo um acompanhamento, está tudo dando certo, graças a Deus."

Atualmente, 277 hospitais que atendem pelo SUS estão habilitados para o diagnóstico e tratamento de câncer em todo o Brasil. Para saber mais, acesse: www.inca.gov.br

Reportagem, Ana Cláudia Amorim

SIGA-NOS NO Google News