Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

28/11/2007 14:58

Câncer de próstata deve atingir 720 homens no estado

Os dados são do Instituto Nacional do Câncer (Inca) que atestou que mais de seis mil pessoas devem desenvolver a doença em Mato Grosso do Sul em 2008. Nos mais de três mil casos que devem ser registrados em homens, 720 serão de câncer de próstata. O assunto foi explanado pelo médico oncologista Jefferson Baggio Cavalcanti no Primeira Notícia desta quarta-feira.

O especialista reforçou que a maneira mais eficaz de se combater o câncer de próstata é com o diagnóstico precoce e isso só é possível com a realização periódica de exames preventivos, o que não é feito por grande parte dos homens. “Ainda há muito preconceito em relação ao exame, mas ele é simples e rápido. Todos os homens que não tenham casos da doença na família devem fazê-lo a partir dos 50 anos. Os que têm histórico familiar devem começar a partir dos 45 anos. Os homens precisam, assim como as mulheres, ter o hábito de fazer o preventivo”.

O câncer de próstata é uma doença silenciosa que começa a dar sinais quando já está em estágio avançado. É o segundo tipo da doença que mais leva à óbito no sexo masculino, precedido apenas pelo câncer de pulmão. O exame de sangue, chamado PSA e o de toque retal são complementares e fundamentais para evitar complicações maiores. Segundo o Inca, os principais sinais de alerta para a doença são sangue na urina, dor e queimação ao urinar, necessidade freqüente de urinar, principalmente à noite.

Com o diagnóstico precoce, a chance de cura é superior aos 90% segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia. “O tratamento é feito com cirurgia para retirada dos tumores, radioterapia e quimioterapia, mas para que as chances de cura sejam maiores é preciso começá-lo logo após a descoberta”, afirmou Jefferson Baggio.


Câncer de mama


Entre as mulheres o maior número de casos deve ser de câncer de mama. O Inca estima que dos quase três mil novos casos da doença que possivelmente serão registrados em MS em 2008, 560 serão de mama. Esse é o tipo que mais mata mulheres no Brasil.

A orientação da Secretaria de Estado de Saúde é pela prevenção com auto-exame periódico das mamas, visita ao ginecologista para realização de exames de rotina, tudo com o objetivo de se fazer o diagnóstico precoce e aumentar a chance de cura.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, quando descoberto no início, a chance de sucesso no tratamento é de mais de 90%, tal qual no câncer de próstata. Os procedimentos mais comuns são a radioterapia, a quimioterapia, a hormonoterapia e a mastectomia parcial ou total.

Os exames preventivos de câncer de próstata e de câncer de mama são oferecidos pela rede pública de saúde. Programas específicos também são desenvolvidos em parceria pelas três esferas de governo. Mais informações nas unidades básicas de saúde dos municípios.


O programa Primeira Notícia é o informativo matinal da FM 104,7 que vai ao ar de segunda a sexta, das 7 às 8h.

Fonte: Noticias MS

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)