Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Câncer de próstata deve atingir 720 homens no estado

28 de novembro de 2007 - 14:58

Os dados são do Instituto Nacional do Câncer (Inca) que atestou que mais de seis mil pessoas devem desenvolver a doença em Mato Grosso do Sul em 2008. Nos mais de três mil casos que devem ser registrados em homens, 720 serão de câncer de próstata. O assunto foi explanado pelo médico oncologista Jefferson Baggio Cavalcanti no Primeira Notícia desta quarta-feira.

O especialista reforçou que a maneira mais eficaz de se combater o câncer de próstata é com o diagnóstico precoce e isso só é possível com a realização periódica de exames preventivos, o que não é feito por grande parte dos homens. “Ainda há muito preconceito em relação ao exame, mas ele é simples e rápido. Todos os homens que não tenham casos da doença na família devem fazê-lo a partir dos 50 anos. Os que têm histórico familiar devem começar a partir dos 45 anos. Os homens precisam, assim como as mulheres, ter o hábito de fazer o preventivo”.

O câncer de próstata é uma doença silenciosa que começa a dar sinais quando já está em estágio avançado. É o segundo tipo da doença que mais leva à óbito no sexo masculino, precedido apenas pelo câncer de pulmão. O exame de sangue, chamado PSA e o de toque retal são complementares e fundamentais para evitar complicações maiores. Segundo o Inca, os principais sinais de alerta para a doença são sangue na urina, dor e queimação ao urinar, necessidade freqüente de urinar, principalmente à noite.

Com o diagnóstico precoce, a chance de cura é superior aos 90% segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia. “O tratamento é feito com cirurgia para retirada dos tumores, radioterapia e quimioterapia, mas para que as chances de cura sejam maiores é preciso começá-lo logo após a descoberta”, afirmou Jefferson Baggio.


Câncer de mama


Entre as mulheres o maior número de casos deve ser de câncer de mama. O Inca estima que dos quase três mil novos casos da doença que possivelmente serão registrados em MS em 2008, 560 serão de mama. Esse é o tipo que mais mata mulheres no Brasil.

A orientação da Secretaria de Estado de Saúde é pela prevenção com auto-exame periódico das mamas, visita ao ginecologista para realização de exames de rotina, tudo com o objetivo de se fazer o diagnóstico precoce e aumentar a chance de cura.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, quando descoberto no início, a chance de sucesso no tratamento é de mais de 90%, tal qual no câncer de próstata. Os procedimentos mais comuns são a radioterapia, a quimioterapia, a hormonoterapia e a mastectomia parcial ou total.

Os exames preventivos de câncer de próstata e de câncer de mama são oferecidos pela rede pública de saúde. Programas específicos também são desenvolvidos em parceria pelas três esferas de governo. Mais informações nas unidades básicas de saúde dos municípios.


O programa Primeira Notícia é o informativo matinal da FM 104,7 que vai ao ar de segunda a sexta, das 7 às 8h.

Fonte: Noticias MS

SIGA-NOS NO Google News