Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Câncer de pênis: uma doença que pode ser evitada

Agencia do Rádio - 30 de julho de 2009 - 07:59

Jogue limpo com seu amigo. Com esse apelo, a Sociedade Brasileira de Urologia quer conscientizar homens de todas as idades sobre os perigos do câncer de pênis, doença facilmente evitável, mas que ainda atinge um grande número de pessoas, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. O ídolo Zico, que brilhou nos gramados com a camisa do Flamengo e da Seleção Brasileira, foi escolhido padrinho da campanha, que busca acabar com o preconceito na hora de procurar o urologista, especialista em doenças do homem. O Coordenador de Campanhas Públicas da Sociedade Brasileira de Urologia, Aguinaldo Nardi, explica que a partir de cuidados básicos, como a limpeza da área genital, é possível prevenir a doença.


"O câncer de pênis é facilmente evitável com uma limpeza com água e sabão, por isso que a gente fala que é o câncer mais evitável do mundo, na Europa e Estados Unidos quase não existe câncer de pênis. Nós queremos fazer um grande movimento para que também aqui no Brasil isso ocorra nos próximos vinte anos. Que a gente consiga erradicar essa doença que mutila o homem de uma maneira muito forte, muito pessoal, e também na mente do homem."

O coordenador de Campanhas Públicas da Sociedade Brasileira de Urologia informou ainda que serão distribuídos panfletos com informações sobre os cuidados com o pênis em diversas cidades do país. Além disso, a campanha busca conscientizar os homens sobre a necessidade de procurar o urologista em todas as fases da vida, desde a infância até a idade mais avançada, para evitar doenças sexualmente transmissíveis e os cânceres de pênis e dos testículos. O homem, ao notar alguma alteração no órgão sexual, como pequenas manchas ou feridas, deve procurar o médico. O câncer de pênis, segundo Aguinaldo Nardi, se não tratado a tempo, pode causar a amputação do órgão e até dos membros inferiores do corpo. A cada ano, no Brasil, são realizadas cerca de mil amputações.

Reportagem, Tatiana Azevedo

SIGA-NOS NO Google News