Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

28/05/2016 14:00

Câncer de pênis: lesões no pênis podem ser sinais de câncer?

Abc Med

O câncer de pênis é um tumor maligno raro que em geral ocorre depois dos 50 anos de idade. No Brasil, o câncer de pênis representa 2% dos cânceres que atingem o homem. Cerca de 1.000 amputações de pênis têm de ser realizadas a cada ano. Em virtude de preconceitos, excessivo pudor ou medo exagerado da doença costuma acontecer que os homens custem a admitir as lesões e a procurar solução para elas, o que acaba por retardar as intervenções necessárias e diminuir a eficácia dos tratamentos.

Quais são as causas do câncer de pênis?

O câncer de pênis está relacionado às condições socioeconômicas do paciente e dependem, em grande medida, de condições de higiene e de hábitos de comportamento. Ele parece ser favorecido pela fimose (pele que reveste a glande), acúmulo de esmegma (secreção branca resultante da descamação celular) e higiene local precária. O HPV também parece ser uma das causas do câncer de pênis, tal como é do câncer do colo do útero.

Quais são os principais sinais e sintomas do câncer de pênis?

O principal sinal do câncer de pênis é o aparecimento de uma massa tumoral (caroço) ou uma ferida avermelhada, que não cicatriza, na glande, no prepúcio ou no corpo do pênis. De início, essas lesões podem ser indolores, o que retarda o diagnóstico. Outros sinais são manchas esbranquiçadas ou perda de pigmentação na glande, presença de esmegma com cheiro forte e de gânglios inguinais inchados na virilha.

Como o médico diagnostica o câncer de pênis?

O diagnóstico do câncer de pênis depende de uma cuidadosa história clínica e de um exame físico bem feito. A suspeita em geral parte de lesões penianas que não cicatrizam ou não desaparecem com os tratamentos convencionais. Uma biópsia de tecido retirado do pênis ajuda a selar o diagnóstico, que idealmente deve ser feito o mais rápido possível, o que melhora muito as chances do tratamento.

Como o médico trata o câncer de pênis?

Quando o diagnóstico é feito precocemente, a cura pode ser alcançada com facilidade. O tratamento do câncer de pênis consiste na retirada cirúrgica ou na ressecção a laser das lesões malignas, com o duplo cuidado de retirá-las integralmente e preservar ao máximo o órgão, de forma a manter as funções sexuais e urinárias o mais próximo possível do normal. O médico pode optar associadamente pelo tratamento local com radioterapia. A utilização da quimioterapia irá depender da presença ou não de metástases. Somente nas fases avançadas da doença está indicada a remoção completa do pênis e dos gânglios inguinais. Os tratamentos geralmente não afetam a fertilidade dos pacientes, exceto em casos de amputação do pênis, por tornar o indivíduo impotente.

Como prevenir o câncer de pênis?

A incidência do câncer de pênis pode ser significativamente reduzida por meio de educação da população quanto a hábitos de higiene e comportamento sexual.
Mantenha uma boa higiene peniana diária, especialmente depois das relações sexuais.
Faça cirurgia de fimose, se a pele do prepúcio estiver impedindo a exposição da glande. Isso facilita a higiene local e a não acumulação do esmegma.
Use sempre preservativos nas relações sexuais. Isso pode prevenir a contaminação pelo HPV.
Esteja atento à perda de pigmentação, feridas, nódulos, tumorações no pênis e/ou na virilha, inflamação e coceira por longo tempo.

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)