Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Câncer de mama. O que é? Quais os fatores de risco?

Portal Med - 12 de maio de 2016 - 13:00

O câncer de mama é o tumor maligno que se desenvolve nas células do tecido mamário. Ele pode ocorrer em ambos os sexos, sendo muito mais freqüente nas mulheres.

As taxas de câncer de mama caíram nos últimos anos. A razão desta queda ainda não é sabida, mas a doença continua sendo muito frequente e temida por várias mulheres.

O diagnóstico e o tratamento evoluíram bastante, a sobrevida aumentou e o número de mortes está declinando devido à detecção precoce aos novos tratamentos e a um melhor entendimento da doença.

Quais são os sintomas?

Sinais e sintomas dos tumores nas mamas:

Protuberância ou engrossamento na pele ou no tecido circunvizinho.

Sangramento na mama.

Mudança na forma ou no tamanho da mama.

Mudanças na pele do seio, como formação de “ondas”, aspecto de “casca de laranja” e coloração avermelhada.

Inversão dos mamilos ou de um dos mamilos.

Descamação na pele do mamilo.

Quando visitar um médico?

Sempre que você observar alguma alteração nas mamas, mesmo tendo feito uma mamografia recente, procure um médico. E não se esqueça de fazer seu exame de rotina com um ginecologista pelo menos uma vez ao ano.

O auto-exame das mamas não deve substituir o exame médico anual.

Quais são as causas e os tipos do câncer de mama?

Não está claro o que causa o câncer de mama. Sabe-se que ele ocorre quando algumas células da mama começam a multiplicar-se muito rapidamente e de forma aleatória. São divisões celulares que ocorrem de maneira mais veloz do que as das células saudáveis. Este acúmulo de células forma o tumor que pode “entrar” nos vasos linfáticos ou nos vasos sanguíneos, chegar à circulação e espalhar-se (metástase) para além do seio nos linfonodos ou em outras partes do corpo.

Os pesquisadores identificaram fatores que aumentam o risco de câncer de mama, mas ainda não sabem porque algumas pessoas que não têm fator de risco desenvolvem câncer e outras, que têm fatores de risco, não o desenvolvem. É provável que o câncer de mama seja causado por uma complexa combinação de fatores genéticos e ambientais.

Na maioria das vezes, os tumores das mamas têm origem nas células dos ductos ou nos lóbulos mamários, que são tecidos glandulares. Os dois tipos mais comuns são o carcinoma ductal e o carcinoma lobular.

O carcinoma ductal invasivo é o mais frequente. Tem origem nos ductos e invade os tecidos vizinhos. Pode disseminar-se através dos vasos linfáticos ou do sangue, atingindo outros órgãos. Cerca de 80% dos tumores invasivos da mama são carcinomas ductais.

E o câncer de mama hereditário?

De 5 a 10% dos casos de câncer de mama estão ligados a mutações genéticas passadas através de gerações em uma família. Já foram identificados genes que aumentam a probabilidade de um câncer de mama ser identificado. Os mais comuns são o BRCA1 e o BRCA2. Ambos aumentam o risco de câncer de mama e de câncer de ovário.

Se na sua família há uma história importante de casos de câncer de mama ou de outros tipos de câncer, existem exames de sangue que podem ser feitos para identificar estes e outros genes.

Pergunte ao seu médico o que é um aconselhamento genético para revisar a história de saúde da sua família. Um conselheiro genético pode discutir os benefícios, os riscos e as limitações destes testes genéticos com você.

Quais os fatores de risco para o câncer de mama?

Um fator de risco é algo que aumenta a probabilidade de você vir a apresentar alguma doença em particular. Mas ter um ou mais fatores de risco não significa que você vai desenvolver a doença – a maioria das mulheres com câncer de mama não tem outro fator de risco conhecido além de simplesmente serem mulheres.

Fatores que podem aumentar o risco para o câncer de mama:

Ser mulher. É mais provável uma mulher ter câncer de mama do que um homem.

Maturidade. O risco para ter câncer de mama aumenta com a idade. Mulheres com mais de 60 anos têm um risco maior do que aquelas mais jovens.

História pessoal de câncer de mama. Se você já teve câncer de mama em um dos seios, você tem um risco maior de desenvolver este tipo de tumor no outro seio.

História familiar de câncer de mama. Se você tem mãe, irmã ou filha com câncer de mama, sua chance de ter este tumor aumenta, apesar de a maioria das mulheres com diagnóstico de câncer de mama não ter história familiar da doença.

Genes que aumentam o risco de câncer de mama. Certas mutações genéticas aumentam o risco deste tumor ser transmitido de pais para filhos. A maioria dessas mutações é relacionada aos genes BRCA1 e BRCA2. Estes genes podem aumentar o risco de tumores nas mamas e em outros órgãos, mas a presença deles não torna um câncer inevitável.

Exposição à radiação. Se você recebeu tratamentos radioativos no pulmão quando criança ou adulto jovem, é mais provável que você desenvolva câncer de mama no futuro.

Obesidade. Estar com sobrepeso ou obesa aumenta seu risco de câncer nas mamas.

Menarca precoce. Menstruar pela primeira vez antes dos 12 anos aumenta o risco de câncer de mama.

Menopausa tardia. O início da menopausa acima dos 55 anos aumenta a chance de desenvolver tumores nas mamas.

Ter o primeiro filho em idade avançada (após os 35 anos) pode aumentar o risco para o câncer dos seios.

Terapia de reposição hormonal. Mulheres que receberam terapia hormonal com estrogênio e progesterona para tratar os sintomas da menopausa podem ter um risco aumentado para este tumor.

Consumo de bebidas alcoólicas. O consumo de bebidas alcoólicas pode aumentar o risco de câncer de mama.

SIGA-NOS NO Google News