Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Câncer de Mama mata 120 mulheres por ano em MS

Campo Grande News/ Jorge Almoas - 19 de outubro de 2010 - 13:47

Dados da SES (Secretaria de Estado de Saúde) mostram que o câncer de mama faz, em média, 130 vítimas por ano em Mato Grosso do Sul. A estimativa é que 530 mulheres sejam diagnosticadas com a doença em 2010, sendo que 50% dos casos estão concentrados em Campo Grande.

No entanto, a prevenção pode ajudar a salvar vidas. Nesta terça-feira na Praça Ary Coelho será realizada a 6ª Mobilização Contra o Câncer de Mama.

A partir das 19 horas, diversas atividades de sensibilização e informação serão realizadas, além de atrações culturais e shows musicais.

“A mulher precisa perder o medo de realizar o exame clínico quando percebe algum tipo de nódulo nas mamas. O autoexame é importante, mas não serve como diagnóstico precoce. O exame clínico, ou seja, a mamografia, feito por um profissional pode descobrir a doença. O câncer tem cura”, explica Hilda Guimarães de Freitas, gerente técnica responsável pela saúde da mulher da SES.

O perfil da paciente com câncer são, em sua maioria, mulheres na faixa etária acima de 50 anos. O mês de outubro é a concentração de eventos, marcados pela cor rosa que toma conta de monumentos e na distribuição de panfletos explicativos.

Em Campo Grande, o Obeslico, na Avenida Afonso Pena, e o Monumento ao Sobá, na Feira Central ganharam iluminação especial.

A programação da 6ª Mobilização Contra o Câncer de Mama tem início às 19 horas, com abertura da Curumins Cia Teatral. Ainda haverá apresentação do Grupo Litani, Hebert e Evandro, a cantora Amannda e Munhoz e Mariano encerram o evento.

SIGA-NOS NO Google News