Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

13/11/2008 07:33

Câncer de laringe atinge 15 mil brasileiros por ano

Agência do Rádio

O Brasil tem quinze mil casos de câncer de laringe por ano. É o segundo País com maior ocorrência da doença, só perdendo para a Espanha. A principal causa de surgimento do câncer é o tabagismo, associado ou não à ingestão de bebidas alcoólicas. O principal sintoma é a rouquidão por mais de quinze dias. Também é preciso ter atenção, em caso de dor e sensação de ter um caroço na garganta, além de dificuldade para engolir e respirar. Os tratamentos dependem da extensão e da localização do câncer. Alguns casos precisam de cirurgia, onde a laringe ou as cordas vocais são retiradas, e depois o paciente passa por sessões de quimioterapia e radioterapia. Caso seja necessária a retirada total da laringe, a pessoa passa por treinamento para aprender a falar usando o esôfago. A fonoaudióloga Mônica Krieger explica o que pode ser feito para evitar o aparecimento do câncer de laringe.


"Se há mais casos de câncer na família, então, a pessoa tem que ter um acompanhamento pelo menos anual com um otorrino. É claro que, se já se sabe que o fumo é o principal agente causador, então, claro, parar de fumar. Também, não associar o fumo com o álcool, cuidar da voz, no sentido de evitar grandes abusos vocais, não gritar, qualquer alteração que você sinta na sua voz, uma rouquidão, procurar logo o otorrino. Se você desenvolve alguma patologia, procurar logo um tratamento fonoaudiológico também."

A fonoaudióloga acrescenta, ainda, que para evitar o câncer e outros problemas de voz, é preciso beber de dois a três litros de água diariamente. Além disso, os professores, principalmente, podem usar o microfone como um recurso para diminuir o uso excessivo e prejudicial da voz.

Reportagem, Luciana Cobucci

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)