Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Câncer de colo do útero vai atingir mais de 19 mil

Agência do Rádio - 23 de outubro de 2006 - 05:50

Durante todo este ano, quase 19,3 mil brasileiras vão receber o diagnóstico de câncer de colo do útero, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer, Inca. Mesmo com a facilidade de um diagnóstico precoce, a doença mata seis vezes mais no Brasil do que em países como Estados Unidos e Inglaterra. Cerca de 99% dos casos da doença estão relacionados ao vírus conhecido como HPV, ou papiloma vírus humano. A oncologista Patrícia Schorn explica que o caminho ideal para identificar o vírus é o exame Papanicolau.

"Toda mulher acima dos 18 anos ou a partir do momento que inicia sua vida sexual precisa fazer prevenção de câncer de colo uterino. Isso é feito com um método preventivo tradicional, que é o famoso Papanicolau. O vírus não é visível, el e determina alterações nessas células e então a gente consegue fazer um diagnóstico precoce."

Para prevenir o câncer de colo do útero, é importante o uso do preservativo, já que a transmissão é feita pelo ato sexual. Outra forma de prevenção é a vacina anti-HPV, que já está disponível no Brasil em clínicas, laboratórios e hospitais particulares. O Ministério da Saúde estuda a possibilidade de incluir a vacina no calendário de imunizações da rede pública.

De Brasília, Eline Santos

SIGA-NOS NO Google News