Cassilândia, Domingo, 24 de Setembro de 2017

Últimas Notícias

21/06/2016 15:05

Câncer de Colo do Útero: silencioso, assintomático e o terceiro que mais mata

Oncologista alerta sobre a doença que não apresenta sintomas em estágio inicial

Aline Félix, assessoria

No dia 21 de junho de 1998 o Ministério da Saúde instituiu o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Colo do Útero, a ação veio para alertar a população feminina da importância dos exames periódicos, da prevenção e para conscientizar as mulheres sobre a doença que quando apresenta sintomas já está em estágio avançando.

Este tipo de tumor, também chamado de câncer cervical, é o terceiro tumor mais frequente na população feminina e a terceira causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), revelam que a doença fica atrás apenas dos cânceres de mama e colorretal. Só para este ano, o instituto estima 16.340 mil novos casos no Brasil. Mas a boa notícia é que esse tumor é o que apresenta maior potencial de prevenção e cura, quando diagnosticado precocemente.

"Na maioria das vezes, o câncer de colo do útero está relacionado a infecção pelo vírus HPV, transmitido sexualmente. No entanto, vários fatores de risco estão associados, como tabagismo e outras infecções concomitantes, aumentam o risco do aparecimento e progressão das lesões pré-tumorais. O diagnóstico precoce e tratamento das lesões pré tumorais tem extrema importância na prevenção do câncer de colo de útero. Por isso o acompanhamento regular com o ginecologista é importantíssimo, alerta a Dra. Ana Carolina Nobre, oncologista da Clínica Oncologistas Associados da Rede D'Or, RJ.

Atente-se para os sintomas

"Alguns sintomas que podem aparecer nos quadros mais avançados do câncer de colo de útero são: Sangramento vaginal intermitente ou após a relação sexual, Secreção vaginal anormal e Dor abdominal associada com queixas urinárias ou intestinais", aponta a oncologista.

Fatores de risco

A oncologista Dra. Ana Carolina Nobre, alerta também para alguns fatores de riscos da doença:

Início precoce da atividade sexual
Múltiplos parceiros sexuais
Baixa da imunidade
Cigarro
Más condições de higiene

Dra. Ana Carolina Nobre [CRM: 52.79324-8] médica oncologista. É membro associado da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, membro associado da American Society of Clinical Oncology e membro associado da European Society of Medical Oncology (ESMO).Atuando na prevenção, no diagnóstico e no tratamento do câncer, atende na Clínica Oncologistas Associados (Oncologia d´Or – RJ) e no Hospital Federal da Lagoa (HFL – RJ), onde atua como chefe do Serviço de Oncologia Clínica.Sua sólida formação inclui cursos e mestrado em Universidades e Institutos no exterior, entre eles, o Institut Jules Bordet Bruxelas (BEL), Universidade de Porto (POR) e Baltimore (EUA).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 23 de Setembro de 2017
Sexta, 22 de Setembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)