Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Câncer: como se proteger da radiação solar

IBGE - 27 de novembro de 2009 - 10:59

O tipo de câncer mais freqüente no Brasil é o de pele (cerca de 25% dos casos), geralmente provocado pela exposição excessiva ao sol. Em dias ensolarados, quando fazemos caminhadas, praticamos esportes ou vamos à praia, precisamos nos proteger do sol. Para isso, podemos usar chapéu, guarda-sol, óculos escuros e filtro solar, além de não se expor ao sol das 10 às 16 horas, horários em que os raios ultravioleta são mais intensos.

Filtros Solares

Os filtros solares reduzem os efeitos negativos da radiação ultravioleta, mas nem todos os filtros disponíveis no mercado protegem de fato. Atenção para alguns detalhes:


Muitos protetores criam uma falsa sensação de segurança ao não permitirem, por exemplo, que as pessoas sintam ardência na pele, encorajando-as a se exporem ao sol por mais tempo.
O filtro solar não tem como objetivo aumentar o tempo de exposição ao sol ou agir como bronzeador.
O fator de proteção varia de acordo com a quantidade de creme aplicada, a freqüência de aplicação, a transpiração e a exposição à água.
Os filtros solares devem ser aplicados antes da exposição ao sol e reaplicados após a pessoa nadar, suar e se secar com toalhas.
Os filtros devem ter Fator de Proteção Solar igual ou acima de (FPS) 15.

SIGA-NOS NO Google News