Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Câncer: Alimentação rica em gordura e pobre em fibras

Agência Corinthians - 09 de junho de 2009 - 08:08

O câncer de intestino, também chamado de câncer colorretal, pode ser resultado de uma alimentação rica em gorduras e pobre em fibras. Ter parente de primeiro grau com a doença ou fumar também são fatores de risco. Esse tipo de câncer aparece, geralmente, por volta dos cinquenta anos de idade. Só em dois mil e oito, vinte e sete mil brasileiros desenvolveram o problema. Um deles foi o famoso sambista Neguinho da Beija-Flor. De acordo com a médica e presidente da Associação Brasileira de Prevenção ao Câncer de Intestino, Angelita Gama, a doença pode levar a pessoa a perder sangue junto com as fezes. Mas, como nem sempre dá para identificar o sintoma, ela recomenda fazer exames periódicos a partir de uma certa idade.


"Qualquer pessoa, a partir dos quarenta anos, pelo menos, deveria, mesmo sem ter nenhum sintoma, fazer anualmente uma pesquisa de sangue oculto nas fezes. Aí, se der negativo, a pessoa espera. Se esse sangue oculto for positivo, é sinal que algum ponto do intestino está sangrando. Então, ele deverá fazer um exame que chama colonoscopia."

A médica ressalta, também, que o câncer de intestino pode deixar a pessoa com anemia ou com a sensação de pouco líquido no corpo, dando a impressão de pele ressecada. Com o avanço da medicina, novos medicamentos estão sendo usados para tratar esse tipo de câncer, o que aumenta o tempo e a qualidade de vida dos pacientes.

Reportagem, Leilane Alves

SIGA-NOS NO Google News