Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

CÂNCER: 19 tipos de tumores malignos podem ter relação com ambiente de trabalho

Agência do Rádio - 27 de novembro de 2013 - 07:00

 Um trabalho coordenado recentemente pelo INCA, Instituto Nacional de Câncer, aponta 19 tipos de tumores malignos que podem ter relação com o ambiente de trabalho, como cânceres de bexiga, cérebro, fígado, mama, pulmão e leucemias. Pessoas que trabalham em contato com solventes, agrotóxicos, com poeiras de carvão, metal e madeira, por exemplo, têm mais chances de desenvolver a doença. O responsável pela pesquisa e desenvolvimento de uma empresa agrícola, Marlon Ortiz, conta que desenvolveu um câncer por causa do contato direto com um tipo de agrotóxico.

"Eu tenho um exemplo próprio meu, que quando eu trabalhei em viveiro de mudas eu trabalhava fazendo controle de doenças e eu usei muito benomil e oito anos atrás, eu em um seminário de tomates na Unicamp, um professor da Unicamp que trabalha com problemas de intoxicação com químicos, falou que o benomil está totalmente relacionado a câncer de tireoide, e eu tive esse câncer de tireoide e trabalhei com esse produto também. Então é uma coisa que já me afetou particularmente."

A chefe da área de Programa de Câncer Ocupacional e Ambiente do Inca, Ubirani Otero, conta que mais de 20 mil casos de câncer ao ano no Brasil são provocados pelo ambiente de trabalho. Ubirani Otero explica que a melhor prevenção é afastar o trabalhador da exposição causada por alguns produtos cancerígenos.

"Em relação aos agrotóxicos que existe já uma forte suspeita de causar mais de 14 tipos de câncer, a gente precisa mudar a forma de produção agrícola no nosso país "

A chefe da área de Programa de Câncer Ocupacional e Ambiental do Inca, Ubirani Otero, alerta ainda que todas as formas do amianto, mineral utilizado por indústrias, causam câncer.

"Em relação ao amianto não existe alternativa a não ser proibir, banir o amianto do país porque todas as formas de amianto são cancerígenas. Em relação ao benzeno o Brasil trabalha ainda com nível de tolerância, o certo, o ideal é que o benzeno também seja substituído por outros produtos, ou que ele seja eliminado."

 Para mais informações sobre cânceres provocados pelo ambiente de trabalho e outros tipos de tumores, acesse: www.inca.gov.br

Reportagem, Hortência Guedes

SIGA-NOS NO Google News