Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

27/11/2013 07:00

CÂNCER: 19 tipos de tumores malignos podem ter relação com ambiente de trabalho

Agência do Rádio

 Um trabalho coordenado recentemente pelo INCA, Instituto Nacional de Câncer, aponta 19 tipos de tumores malignos que podem ter relação com o ambiente de trabalho, como cânceres de bexiga, cérebro, fígado, mama, pulmão e leucemias. Pessoas que trabalham em contato com solventes, agrotóxicos, com poeiras de carvão, metal e madeira, por exemplo, têm mais chances de desenvolver a doença. O responsável pela pesquisa e desenvolvimento de uma empresa agrícola, Marlon Ortiz, conta que desenvolveu um câncer por causa do contato direto com um tipo de agrotóxico.

"Eu tenho um exemplo próprio meu, que quando eu trabalhei em viveiro de mudas eu trabalhava fazendo controle de doenças e eu usei muito benomil e oito anos atrás, eu em um seminário de tomates na Unicamp, um professor da Unicamp que trabalha com problemas de intoxicação com químicos, falou que o benomil está totalmente relacionado a câncer de tireoide, e eu tive esse câncer de tireoide e trabalhei com esse produto também. Então é uma coisa que já me afetou particularmente."

A chefe da área de Programa de Câncer Ocupacional e Ambiente do Inca, Ubirani Otero, conta que mais de 20 mil casos de câncer ao ano no Brasil são provocados pelo ambiente de trabalho. Ubirani Otero explica que a melhor prevenção é afastar o trabalhador da exposição causada por alguns produtos cancerígenos.

"Em relação aos agrotóxicos que existe já uma forte suspeita de causar mais de 14 tipos de câncer, a gente precisa mudar a forma de produção agrícola no nosso país "

A chefe da área de Programa de Câncer Ocupacional e Ambiental do Inca, Ubirani Otero, alerta ainda que todas as formas do amianto, mineral utilizado por indústrias, causam câncer.

"Em relação ao amianto não existe alternativa a não ser proibir, banir o amianto do país porque todas as formas de amianto são cancerígenas. Em relação ao benzeno o Brasil trabalha ainda com nível de tolerância, o certo, o ideal é que o benzeno também seja substituído por outros produtos, ou que ele seja eliminado."

 Para mais informações sobre cânceres provocados pelo ambiente de trabalho e outros tipos de tumores, acesse: www.inca.gov.br

Reportagem, Hortência Guedes

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)