Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Campo-grandenses tentam livrar a Capital do status de mais “gorda”

Campo Grande News - 27 de outubro de 2013 - 12:45

A movimentação no Parque das Nações Indígenas é grande na manhã deste domingo (27). Na medida certa "da coragem", cerca de 2,5 mil campo-grandenses levantaram cedo da cama para participar da caminhada do quadro Medida Certa, do Fantástico, e tentarem se livrar do status de capital mais gorda do Brasil.

A organização do evento tem expectativa de que, até o final da manhã, mais de seis mil pessoas passem pelo parque ou participem da caminhada de 5 km com o preparador físico Márcio Atalla.

Já na fila para descobrir o IMC (Índice de Massa Corporal), a animação dos campo-grandenses se fazia presente. Vários stands foram espalhados pelo Parque. Além do IMC, as pessoas podem medir o peso, a altura e o tamanho da circunferência abdominal. Os participantes também recebem orientações de saúde física.

Acadêmicos do curso de Educação Física das universidades da Capital participam do evento, assim como o Sesi e a Polícia Militar.

As amigas Natália Belintano, 21 anos, e Flávia Tavares, 19, ambas cursando o 6º semestre de Educação Física da UCDB, eram só animação no atendimento ao público. “Percebo que o Medida Certa é o pontapé inicial para muita gente deixar de ser sedentária”, disse Natália.

Como voluntária, a jovem diz que pretende fazer com que as pessoas não pratiquem exercícios só pela fama do quadro, mas “quero levar informação para que elas continuem com a prática”.

Já Flávia avalia que o que falta para o campo-grandense é vontade de fazer exercícios. Para ela, a atitude acaba refletindo na balança e “traz má fama”.

Shirley Cheres, 35, foi à caminhada do Medida Certa para levar a filha de 13 anos e acabou tendo “um baque”. “Já na fila constataram que estou com obesidade grau um”, comentou emendando que vai chamar a filha, pelo menos três vezes por semana, para uma caminhada.

“Eu acordei cedo para trazer ela aqui, agora vou acordá-la cedo para fazer caminhada comigo”, disse cutucando a jovem que ficou sorrindo.

Quem também estava imerso em pura alegria era o carreteiro aposentado Manoel Eugênio, 80. Ele disse que embora esteja com uma “barriguinha a mostra” é uma pessoa muito saudável. “Caminho todos os dias e como muita verdura”, justificou.

Manoel ainda garantiu que não ingere bebidas alcoólicas, além de não fumar. “Tenho facilidade para engordar. Fiquei parado por três meses, por causa de problemas na articulação, e engordei três quilos. Tenho que me cuidar”, lembra.

A felicidade do aposentado era tanta que no meio da entrevista, assim que iniciou a música, ele puxou o companheiro de caminhada e começou a dançar a música “Piradinha”, interpretada por Gabriel Valim.

Também acadêmica de Educação Física, Ana Luiza de Souza, 19, media o IMC dos participantes e comentou que os resultados dos índices estavam na média entre saudáveis e acima do peso. “Bate com o estudo que apontou que 51% da população está acima do peso”, garantiu.

A jovem ainda falou que tem vontade de trabalhar em academias como personal. “Quero trabalhar para diminuir índice de obesidade. Vou fazer o máximo para aplicar os conhecimentos que estou adquirindo com meus alunos”, promete.

SIGA-NOS NO Google News