Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Campo-grandenses ganham em encontro de robótica no Chile

Fabiane Sato - 02 de novembro de 2006 - 09:58

Três estudantes de Engenharia Mecatrônica da UCDB ficaram em segundo lugar depois de levar a invenção que coleta lixo hospitalar no maior encontro de robótica da América Latina.

Os alunos de Campo Grande que construíram um robô para recolher lixo hospitalar voltaram do maior encontro de robótica da América Latina com um dos prêmios mais importantes. Disputando com 26 equipes, os alunos Erick Phifer, Alonso Simões e Guilherme Mello conquistaram o segundo lugar na categoria Lego. Ano que vem eles querem disputar com os peixes grandes, em uma categoria mais difícil.
“Somente com a ajuda de empresas como a Brasil Telecom que patrocinou a nossa viagem, a gente pode concorrer e ganhar. Outras empresas também deveriam patrocinar a mecatrônica em Mato Grosso do Sul”, frisou Erick.
Três acadêmicos do curso de Engenharia Mecatrônica da Universidade Católica Dom Bosco (UC! DB) estiveram em Santiago, no Chile e participaram do mais importante encontro de robótica da América Latina, o Institute of Eletric and Eletronic Engeneers (IEEE), que aconteceu entre os dias 23 e 25 de outubro, na capital chilena.
A mecatrônica - uma mistura de mecânica com eletrônica - utiliza conceitos da robótica para buscar soluções que melhorem a vida da população. O protótipo dos sul-mato-grossenses, que viajam com o patrocínio da Brasil Telecom, é um robô para recolhimento do lixo hospitalar, evitando que os seres humanos entrem em contato com material tóxico.
Apesar da pouca idade, os três estudantes não são estreantes em competições desse porte. Juntos, ficaram em terceiro lugar Congresso Latino Americano de Mecatrônica que aconteceu na própria UCDB, no ano passado, e reuniu acadêmicos de todo o País. “Também estivemos entre os dois melhores do Brasil e entre os quatro da América Latina, no último evento que aconteceu em São Luis do Maranhão”, conta Er! ick.
O encontro no Chile serve para avaliar o nível dos acadêmicos da América Latina. Os temas (objetos de estudo e também das montagens dos robôs) são propostos pela organização do evento. O grupo de Campo Grande se encaixa nas competições que montam seus robôs de Lego. “Até mesmo as engrenagens são feitas com Lego. São peças de especiais, mas muito semelhantes ao brinquedo mesmo”, explica o porta-voz da turma, Erick. Os três seguem para o Chile no dia 21 e, para participar do evento, contaram com o patrocínio da Brasil Telecom.



SIGA-NOS NO Google News