Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Campo Grande tem mais de 3 mil pacientes com Aids

Campo Grande News/ Aline Queiroz - 27 de julho de 2010 - 14:17

O número de casos de Aids, de 1984 até 2010, em Campo Grande chega a 3.002 pacientes soropositivos.
Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), em 2005 foram realizados aproximadamente quatro mil testes anti-HIV, número que praticamente triplicou em 2010, com a realização de cerca de doze mil testes.
Campo Grande é um dos poucos municípios do país em que a testagem do HIV é feita em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

Campo Grande é um dos poucos municípios do país em que a testagem do HIV é feita em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). A conquista é fruto de um programa de descentralização da testagem anti-HIV, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) desde 2005.

Para controlar o avanço da doença, a Sesau colocou em prática dois projetos. A campanha “Fique sabendo” busca ampliar e incentivar a população a realizar o teste anti-HIV, orientar e encaminhar as pessoas soropositivas aos serviços de referência. A iniciativa inclui o treinamento dos profissionais das UBS para o aconselhamento pré e pós teste anti-HIV.

No projeto “Previna Cidade Morena” os profissionais de saúde vão ao encontro da população de maior vulnerabilidade social, para informar sobre as doenças sexualmente transmissíveis e distribuir preservativos. O público alvo são, principalmente, as profissionais do sexo, caminhoneiros, detentos e comunidades de menor poder aquisitivo renda.

Faz parte do projeto Previna Cidade Morena a visita mensal às setenta casas de sexo cadastradas pela Sesau. Uma cota de preservativos é reservada para esses locais, onde a equipe do programa DST-Aids orienta as profissionais do sexo a realizarem exames preventivos, que incluem o teste anti-HIV.

SIGA-NOS NO Google News