Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Campo Grande sedia o 1º Encontro Nacional Brahman

Via Livre Comunicação Rural - 25 de março de 2005 - 07:50

No dia 31 de março a Brahman Center Triunfo, localizada a 10 quilômetros de Campo Grande, na saída para Sidrolândia, realiza o 1º Encontro Nacional dos Criadores da Raça Brahman. O evento será aberto às 8 horas com café da manhã e contará com três palestras sobre a raça, passando pelas características ideais na seleção, como obter lucro com a criação do Brahman e o manejo da Brahman Center Triunfo. No mesmo dia ocorre na programação da 67ª Expogrande o primeiro julgamento da raça e o segundo Leilão Brahman MS.

Há 10 anos no Brasil, com as primeiras importações dos EUA (Estados Unidos da América) ocorridas no ano de 1994, o Brahman tem mostrado ano a ano que veio para ficar, através dos números crescentes que vem atingindo em termos de comercialização de sêmen e também de animais em leilões.

O consultor da Support Genética Assessoria Pecuária, de Votuporanga (SP), André Moura Andrade, conta que de 2002 para 2003 a valorização dos animais puros nos preços em leilões foi de 100% e de 2003 para 2004 de cerca de 65%.

Além disso, na pecuária comercial, o criador tem a possibilidade de ter um giro mais rápido do gado, devido ao acabamento precoce no caso de animais cruzados com Brahman. Quando bezerros, ao desmame, chegam a ser 25% mais valorizados que de raças mais tradicionais devido desmamarem cerca de 28 quilos mais pesados, em média, e podem ser terminados aos dois anos com 16 arrobas totalmente a pasto ou em manejo semi-intensivo com 18 meses. Se terminados aos 24 meses têm em média uma arroba e meia de ganho.

Isso, acrescenta o consultor, sem contar que o criador ainda pode multiplicar o capital investido através da reprodução dos animais de elite, auxiliado por técnicas como a FIV (Fertilização in Vitro) e a TE (Transferência de Embriões).

Mato Grosso do Sul foi um dos primeiros estados a receber animais da raça Brahman, trazidos de avião pelo pecuarista Carlos Eduardo Quartim Barbosa, proprietário da Brahman Center Triunfo, que ao lado do criador Rubico de Carvalho, foi pioneiro na utilização da raça no Brasil.

O Brahman é um zebuíno dos trópicos e que é caracterizada pela grande capacidade de adaptação. Tem um ótimo desempenho no Brasil, em toda a América do Sul, Central, além de também estar presente nos Estados Unidos, em clima mais temperado. “O pecuarista brasileiro seja selecionador de gado de elite e principalmente produtor de gado comercial percebeu que dentre os zebuínos é o que tem sem dúvida maior precocidade de ganho de peso”, diz.

Por ser dócil se desgasta menos em temperamento e a energia que consome acumula mais facilmente. Economicamente se torna uma vedete para o Brasil, maior exportador de carne, oferecendo o animal que o frigorífico quer e em tempo mais curto, ou seja, giro rápido ao criador. A perspectiva, diz o consultor, é que a partir do melhoramento o País também passe a ser exportador de genética Brahman ao mundo.



Simplicidade
Por ser um animal rústico a criação do Brahman é marcada pela simplicidade. O manejo dos animais da Bahman Triunfo Center será explicado pelo responsável pela área de comercialização de animais do Brahman Center, Antônio João de Almeida. Na propriedade são criados animais P.O.i (Puro de Origem Importado) e o durante a palestra Almeida vai explicar todo o programa nutricional e de reprodução, marcado pela praticidade.

A propriedade trabalha com o Programa de Melhoramento da USP (Universidade de São Paulo), selecionando animais com os melhores índices de precocidade e desenvolvimento de carcaça. Na ocasião os participantes poderão conhecer a fêmea Lady T. Manso, que foi grande campeã na Exposição de Houston, nos EUA, em 1995 e é uma das doadoras do criatório.

Além dela, serão apresentadas as três fêmeas que vão a leilão durante a noite do dia 31 de março, todas novilhas P.O.i, filhas de vacas emprenhadas com sêmen importado. Os principais raçadores são oriundos do Rancho Hudgins, no Texas. O certame será às 19 horas no tatersal 2 do Parque de Exposições Laucídio Coelho, reunindo 30 animais de vários criadores. De tarde haverá o primeiro julgamento da raça, dentro da programação da Expogrande, com cerca de 160 animais participantes de criatórios de Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O juiz da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), Luís Bonilha, vai apontar aspectos ideais para seleção, mostrar características de aprumos, carcaça e zootécnicas, que indicam o melhor animal da raça.



Interessados podem obter informações através do telefone

9983-8300

Wilson Paro (67) 9965-0669 -

Brahman Center Triunfo

SIGA-NOS NO Google News