Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Campo Grande registra 1ª suspeita de gripe suína

Ângela Kempfer e Danúbia Burema, Campo Grande News - 28 de abril de 2009 - 18:11

Uma paciente atendida no posto de saúde do bairro Guanandi na noite de ontem teve amostra de sangue coletada e é o primeiro caso suspeito de gripe suína em Mato Grosso do Sul.

Ela chegou há 15 dias dos Estados Unidos e na segunda-feira apresentou os sintomas. A equipe municipal de Epidemiologia foi chamada para coletar material para exame e acompanha o caso. O resultado deve sair ainda hoje.

Técnicos das secretarias de Saúde do Estado e do Município tiveram uma reunião no início da tarde de hoje para definir as estratégias a serem tomadas na Capital e no interior.

Pela manhã, o secretário Municipal, Luis Henrique Mandeta confirmou os primeiros exames sob risco da chegada da doença.

Até as 15h desta terça-feira, o Ministério da Saúde monitorava 20 casos suspeitos no Brasil , de pessoas que estiveram em áreas afetadas e que apresentaram alguns sintomas, ou que mantiveram contato com esses pacientes.

Ação - Na quarta-feira, a Santa Casa de Campo Grande inicia treinamento com o corpo clínico do hospital para diagnóstico da doença.

Um protocolo de atendimento foi elaborado, que estabelece quais situações devem ser colocadas sob suspeita e quais os passos a serem tomados em seguida. Neste momento, o secretário de Saúde de Campo Grande concede coletiva à imprensa sobre ao assunto.

Em nota divulgada na tarde de hoje, o Ministério da Saúde reforça que, até o momento, não há evidência de circulação do novo subtipo do vírus da influenza suína A (H1N1) no Brasil.

os sintomas da doença, segundo a Organização Mundial de Saúde são febre repentina acima de 38 graus acompanhada de um ou mais dos seguintes sintomas: tosse, dificuldade respiratória, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações; e ter como procedência as áreas afetadas, nos últimos 10 dias.

SIGA-NOS NO Google News