Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Campo Grande registra 1º caso de gripe suína do Estado

Aline dos Santos, Campo Grande News - 02 de julho de 2009 - 09:21

Mato Grosso do Sul confirmou o primeiro caso da gripe A (H1N1), a gripe suína. Conforme o diretor de Vigilância em Saúde, Eugênio Barros, o resultado chegou no fim da tarde de ontem à SES (Secretaria Estadual de Saúde), portanto o caso ainda não apareceu no último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde.

A gripe A foi confirmada em uma mulher, que mora em Campo Grande, e esteve na Argentina. Ela voltou à Capital no dia 21 de junho. No dia 22, com sintomas como febre e tosse forte, a mulher procurou atendimento no ambulatório da Santa Casa, onde foi medicada com xarope.

Sem melhora, ela foi ao ambulatório de um hospital particular. “Neste lugar, tiveram a luz de informar o serviço de vigilância. A Sesau colheu o material e a paciente passou a ser monitorada”, afirma o diretor.

A paciente permaneceu sete dias em isolamento domiciliar e foi liberada pelos serviços de saúde. Sete dias corresponde ao período de transmissão do vírus. No período, os parentes da mulher que são estudantes receberam autorização para não frequentar as aulas.

O diretor enfatiza que nenhuma pessoa que mora com a paciente apresentou sintomas da gripe suína. “Ela está muito bem. Apenas com uma sobrinha de tosse”.

Eugênio Barros salienta que as pessoas que voltarem de viagens ao exterior com gripe devem avisar os profissionais de saúde. De acordo com Barros, muitos resistem à idéia de ficar isolado, além de demonstrarem descrédito em relação à possibilidade de ter a doença. Ele destaca que neste primeiro caso confirmado a mulher alertou os parentes para não receber visitas.

No Estado, há 12 casos suspeitos de gripe suína em monitoramento. De acordo com Eugênio Barros o uso de máscaras é recomendado para os profissionais de saúde e para as pessoas com suspeita de gripe suína. “A pessoa deve usar a máscara cirúrgica. Que permite respirar com mais facilidade”.

Ações – Com o primeiro caso confirmado no Estado, a SES deve fazer uma nova capacitação para os profissionais. Uma oficina para repassar informações sobre a doença já havia sido realizada em maio.
No Brasil, foi confirmada uma morte por gripe suína no Rio Grande do Sul.

SIGA-NOS NO Google News