Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Campo Grande fica entre as 18 candidatas para Copa 2014

Paulo Fernandes/Campo Grande News - 31 de julho de 2007 - 10:49

Foi entregue nesta manhã em Zurique (Suíça) pelo presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ricardo Teixeira, a documentação exigida pela Fifa (Federação Internacional de Futebol) para que o Brasil possa sediar a Copa do Mundo de 2014. Campo Grande ficou entre as 18 cidades relacionadas e que receberão vistoria de inspetores da Fifa em setembro. A definição das 18 cidades veio através de uma ‘peneirada’ feita pela CBF entre 21 municípios.

O prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, comemorou a escolha que creditou ao “forte apelo à ecologia” feito no caderno de encargos da cidade entregue à CBF (Confederação Brasileira de Futebol). “Vou ao encontro do governador para dar a notícia a ele. Estou orgulhoso”, afirmou em entrevista à FM Capital. Trad agradeceu o apoio da bancada federal, lembrando que todos os deputados federais e senadores assinaram o documento dando apoio à cidade para sediar jogos da Copa do Mundo.

As outras 17 cidades que permanecem como candidatas a sediar jogos da Copa 2014 são Belém (Pará), Belo Horizonte (Minas Gerais), Brasília (Distrito Federal), Cuiabá (Mato Grosso), Curitiba (Paraná), Florianópolis (Santa Catarina), Fortaleza (Ceará), Goiânia (Goiás), Maceió (Alagoas), Manaus (Amazonas), Natal (Rio Grande do Norte), Porto Alegre (Rio Grande do Sul), Recife-Olinda (Pernambuco), Rio Branco (Acre), Rio de Janeiro (Rio Janeiro), Salvador (Bahia) e São Paulo (São Paulo). As cidades de Recife e Olinda, na Região Nordeste, são vizinhas e figuram como candidatura única.

Para o prefeito, a indicação abrirá maior espaço para a cidade buscar financiamentos para projetos como o metrô de superfície, na Via Morena indo até o estádio Morenão. O Brasil é o único na disputa para sediar a Copa de 2014. A próxima Copa será na África, em 2010.

Das 18 cidades, cerca de 14 devem ser selecionadas pela Fifa. Em visita a Campo Grande em abril passado, Ricardo Teixeira afirmou que nenhum estádio do Brasil está em condições de receber jogos da Copa do Mundo. Mas um grupo português apresentou a intenção de adequar o Morenão para o evento.

Entre os documentos encaminhados à Fifa estão a Declaração Governamental, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e 11 Garantias Governamentais, fornecidas por seus ministros, para facilitar e viabilizar a realização da Copa no Brasil. Entre essas Garantias Governamentais, que foram assinadas pelo presidente Lula, estão a permissão de entrada e saída para estrangeiros; procedimentos de check-in, alfândega e imigração; e direitos comerciais de exploração e proteção autoral.

A Fifa também recebeu da CBF o Bid Book, um levantamento de 900 páginas em 4 volumes sobre as condições do Brasil para sediar o evento,. O relatório responde a uma lista de informações requisitadas pela Fifa, em particular sobre as cidades que se candidatam a sede e seus estádios, com os respectivos projetos de reforma ou construção de novas arenas. O documento apresenta planos para as áreas de infra-estrutura, transporte, segurança e meio ambiente.

SIGA-NOS NO Google News