Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Campo Grande comemora hoje 107 anos de emancipação

26 de agosto de 2006 - 09:21


Foi há 134 anos. Um sertanejo mineiro chega pela primeira vez em Campo Grande, que na época, era apenas um território despovoado de oito mil quilômetros quadrados. Era José Antônio Pereira, a procura de uma terra fértil para a lavoura. Junto com a família e amigos, ele monta acampamento na confluência dos córregos Prosa e Segredo.

Após 27 anos (1899) a vila já havia ultrapassado as divisas, atraído imigrantes de Minas Gerais e São Paulo e sido elevada a município no dia 26 de agosto daquele ano. O feito marcou a história. Nesta data, Campo Grande comemorou o primeiro aniversário e hoje, comemora mais um ano de conquistas.

Mesmo com notáveis problemas sociais e econômicos, a cidade tem do que se orgulhar: 97,12% das crianças de 7 a 14 anos estão na Escola e taxa de crescimento anual, segundo o Censo 1991/2000, está em 2,61%. A Capital tem no milho e na soja os principais produtos agrícolas e no gado, o rebanho de maior expressão (600,542 cabeças).

Campo Grande também tem a maior população do Estado e a maior arrecadação de ICMS. É o 2º produtor de ovos de codorna, possui o maior efetivo de coelhos, é o 2º produtor de lã, 3º produtor de tomate, 3º produtor de leite, 4º produtor de mel-de-abelhas, 6º produtor de laranja, tem o 6° maior rebanho de eqüinos e suínos, 8º rebanho bovino; 2º efetivo de codornas; 9º produtor de ovos de galinha; 8º efetivo de asinino e maior produtor de caprinos.

Turismo – A Capital registrou um aumento de 35% no fluxo de turistas em 2005 em relação ao ano anterior, segundo a Fundação de Turismo e foi a cidade que mais cresceu no Estado no setor de turismo de eventos e negócios. O turista em Campo Grande pode conferir dezenas de pontos turísticos, entre eles: o Museu Regional Dom Bosco; Museu José Antônio Pereira; Parque das nações Indígenas; Memorial da Cultura Indígena; Shopping Campo Grande; Oca indígena; Quiosque do Imigrante Japonês; Horto florestal e Reserva do Parque dos Poderes.

Comemoração – Este ano, a comemoração dos 107 anos de Campo Grande terá, além do tradicional desfile no centro da cidade, muitas disputas esportivas. As festividades têm início com a Alvorada Festiva, no Centro do Idoso, às 6h, seguida pela Corrida do Facho, na rua 14 de julho com a avenida Afonso Pena, às 7 horas.

O tradicional desfile Cívico-Militar terá início as 8 horas, e acontece na rua 14 de julho, entre as ruas Maracaju e 15 de Novembro. Ao mesmo tempo tem início a disputa do Campeonato Metropolitano mirim, infanto-juvenil, juvenil, adulto e máster de Voleibol, no Ginásio de Esporte do colégio Avant Gard.

Na parte da tarde, à partir das 14 horas, as disputas no esporte continuam, com a fase final do Campeonato Brasileiro Juvenil de Judô, no Ginásio de Esporte do Guanandizão; no mesmo horário será realizado o Campeonato Metropolitano de Xadrez, na biblioteca da Mace, e a 23ª Taça de Campo Grande de Xadrez, também na biblioteca da Mace. Às 15 horas será realizado o Torneio de Pássaros Cidade de Campo Grande, na vila Duque de Caxias.

O encerramento das comemorações acontece às 20 horas, com a apresentação Dança Campo Grande – Espetáculo Tocando em Frente MS – Projeto Dançar. No Teatro Glauce Rocha, na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

SIGA-NOS NO Google News