Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

26/08/2006 09:21

Campo Grande comemora hoje 107 anos de emancipação


Foi há 134 anos. Um sertanejo mineiro chega pela primeira vez em Campo Grande, que na época, era apenas um território despovoado de oito mil quilômetros quadrados. Era José Antônio Pereira, a procura de uma terra fértil para a lavoura. Junto com a família e amigos, ele monta acampamento na confluência dos córregos Prosa e Segredo.

Após 27 anos (1899) a vila já havia ultrapassado as divisas, atraído imigrantes de Minas Gerais e São Paulo e sido elevada a município no dia 26 de agosto daquele ano. O feito marcou a história. Nesta data, Campo Grande comemorou o primeiro aniversário e hoje, comemora mais um ano de conquistas.

Mesmo com notáveis problemas sociais e econômicos, a cidade tem do que se orgulhar: 97,12% das crianças de 7 a 14 anos estão na Escola e taxa de crescimento anual, segundo o Censo 1991/2000, está em 2,61%. A Capital tem no milho e na soja os principais produtos agrícolas e no gado, o rebanho de maior expressão (600,542 cabeças).

Campo Grande também tem a maior população do Estado e a maior arrecadação de ICMS. É o 2º produtor de ovos de codorna, possui o maior efetivo de coelhos, é o 2º produtor de lã, 3º produtor de tomate, 3º produtor de leite, 4º produtor de mel-de-abelhas, 6º produtor de laranja, tem o 6° maior rebanho de eqüinos e suínos, 8º rebanho bovino; 2º efetivo de codornas; 9º produtor de ovos de galinha; 8º efetivo de asinino e maior produtor de caprinos.

Turismo – A Capital registrou um aumento de 35% no fluxo de turistas em 2005 em relação ao ano anterior, segundo a Fundação de Turismo e foi a cidade que mais cresceu no Estado no setor de turismo de eventos e negócios. O turista em Campo Grande pode conferir dezenas de pontos turísticos, entre eles: o Museu Regional Dom Bosco; Museu José Antônio Pereira; Parque das nações Indígenas; Memorial da Cultura Indígena; Shopping Campo Grande; Oca indígena; Quiosque do Imigrante Japonês; Horto florestal e Reserva do Parque dos Poderes.

Comemoração – Este ano, a comemoração dos 107 anos de Campo Grande terá, além do tradicional desfile no centro da cidade, muitas disputas esportivas. As festividades têm início com a Alvorada Festiva, no Centro do Idoso, às 6h, seguida pela Corrida do Facho, na rua 14 de julho com a avenida Afonso Pena, às 7 horas.

O tradicional desfile Cívico-Militar terá início as 8 horas, e acontece na rua 14 de julho, entre as ruas Maracaju e 15 de Novembro. Ao mesmo tempo tem início a disputa do Campeonato Metropolitano mirim, infanto-juvenil, juvenil, adulto e máster de Voleibol, no Ginásio de Esporte do colégio Avant Gard.

Na parte da tarde, à partir das 14 horas, as disputas no esporte continuam, com a fase final do Campeonato Brasileiro Juvenil de Judô, no Ginásio de Esporte do Guanandizão; no mesmo horário será realizado o Campeonato Metropolitano de Xadrez, na biblioteca da Mace, e a 23ª Taça de Campo Grande de Xadrez, também na biblioteca da Mace. Às 15 horas será realizado o Torneio de Pássaros Cidade de Campo Grande, na vila Duque de Caxias.

O encerramento das comemorações acontece às 20 horas, com a apresentação Dança Campo Grande – Espetáculo Tocando em Frente MS – Projeto Dançar. No Teatro Glauce Rocha, na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)