Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Campanha vai esclarecer população sobre doença

Ariana Dantas/ABr - 20 de setembro de 2005 - 10:51

A Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz) lança amanhã (21), em todo o país, uma campanha de esclarecimento sobre a doença. Estão previstos vários eventos, como caminhadas, palestras, shows e piqueniques com portadores de Alzheimer e suas famílias. Amanhã é o Dia Mundial da Doença de Alzheimer, promovido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Associação Internacional de Alzheimer

Em entrevista à Rádio Nacional AM, a presidente da Abraz, Lílian Alicke, disse que o objetivo da associação é fornecer informações às famílias de portadores de Alzheimer. Por meio de palestras, cursos e reuniões, a associação explica o que é a doença e como deve ser tratada. "A família, sabendo exatamente o que é a doença, consegue se reorganizar e entender o paciente. A associação dá o apoio, com grupos que se reúnem em todas as cidades", afirmou.

O Alzheimer é uma doença degenerativa do cérebro que afeta pessoas, geralmente, a partir de 65 anos. O primeiro sintoma da doença é o esquecimento e depois o paciente passa a apresentar mudanças de comportamento e depressão. De acordo com Lílian Alicke, as famílias devem ser bem informadas, para que saibam lidar com o idoso. Além disso, o paciente deve ter um "acompanhamento médico constante para que a família esteja bem informada do que está acontecendo".

Lílian destacou que no Brasil o atendimento aos portadores de Alzheimer ainda é precário e o diagnóstico da doença é difícil para a maioria dos profissionais, principalmente na rede pública de saúde. Segundo ela, a Abraz já tem metas de capacitação de profissionais. "Essa é uma das lutas da Abraz junto como o Ministério da Saúde, para que haja capacitação em toda a rede médica e que a doença seja detectada", afirma.

SIGA-NOS NO Google News