Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Campanha revela despreocupação dos ciclistas

Ângela Kempfer / Campo Grande News - 03 de abril de 2004 - 13:23

A campanha Ciclista Cidadão, lançada pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) mostra como os ciclistas de Campo Grande estão despreocupados com a segurança no trânsito. Das 380 bicicletas, que participaram ontem do primeiro dia de atividades nas Moreninhas, 95% não tinham nenhum dos equipamentos exigidos pelo Código de Trânsito. O maior problema detectado foi a falta de retrovisor e de espelhos reflexivos. Hoje, no segundo dia de campanha, no Aero Rancho, a mesma realidade foi verificada.
Apesar de já ter sido atropelado por uma moto, quando andava de bicicleta, o estudante Willian Freitas, de 11 anos, continua sem os equipamentos básicos. “Falta tudo. Sei que é bom ter, mas custa caro”, justificou o garoto. O conjunto distribuído de graça pelo órgão, com retrovisor, espelhos reflexivos, buzina, borrachas e fios de freio, custa em média R$ 15,00, informou o funcionário de uma loja de bicicletas da cidade, Odinei Silva. Ele também participou das atividades do Detran fazendo pequenos reparos e instalando os equipamentos de segurança. “Fiquei besta de ver como tem gente que anda com bicicleta até sem freio”, comentou.
Outro a levar um puxão de orelhas do Detran foi o estudante Júlio dos Santos, de 14 anos. Ele não poupou enfeites na bicicleta, costuma usar inclusive luvas como acessório. Até uma placa de trânsito foi colocada na traseira da bicicleta, mas admitiu não ter nenhuma preocupação com o material de segurança. “Agora vou andar direitinho, já que ganhei tudo de graça”, garantiu.

SIGA-NOS NO Google News